» » Requerimento para Auxílio Cultura Todo Dia segue até terça (3/8)

 

A oportunidade a mais para ser contemplado com o Auxílio Cultura Todo Dia foi recebida com entusiasmo pelos profissionais do segmento cultural e de eventos que compareceram nesta segunda-feira (2/8) no Núcleo de Orientação Cultural, na Cidade do Saber, para requerer o benefício.



A requisição pode ser feita até a terça-feira (3/8), das 9h às 16h, em um dos três postos de atendimento que, além da Cidade do Saber, são disponibilizados na costa do município: na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, em Vila de Abrantes; e no Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM), localizado no Centro Comercial, em frente ao Terminal Turístico Nidinho, sala 1, térreo, em Arembepe.

O cantor e compositor José Fernando de Jesus, morador do conjunto habitacional Praia do Mutá, no bairro do Ponto Certo, pontua que os músicos foram um dos profissionais mais impactados com a pandemia. “Por isso esta repescagem é de extrema importância. É uma chance a mais”, afirmou.

Para Cintia Cruz, que participa de projeto que promove saraus e também atua em confecção de moda, o Auxílio Cultura Todo Dia vai ajudar bastante. “Vai ser muito útil para suprir nossas necessidades”, sintetizou a moradora de Parafuso. A opinião também é compartilhada por Lindaura Ferreira, que desenvolve atividades de samba de roda e quadrilhas juninas no residencial Caminho do Mar III. “Vai ajudar muito os nossos projetos, com a compra de materiais. Estou otimista”, destacou.

O subsecretário da Cultura, Luciel Neto, explica que a repescagem foi aberta tendo em vista que, no primeiro processo de requisição, realizado no mês de junho, alguns artistas ainda não tinham sido aprovados pela Secretaria da Cultura (Secult) no cadastro municipal de cultura, tendo recebido o selo que identifica o cadastro do agente como válido no Mapa Cultural e o certifica publicamente como trabalhador da cultura pertencente ao município de Camaçari, requisito para solicitar o benefício.

Para a avaliação dos proponentes, estão sendo adotados critérios de vulnerabilidade social, visando garantir a justiça social e atender a quem mais precisa. Para tanto, os profissionais devem prestar atenção aos novos documentos que precisam ser apresentados cópias e originais. A lista atual inclui RG; CPF; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Número de Identificação Social (NIS); comprovante de residência do beneficiário ou comprovação através de documentos que o vinculem ao município, tais como cartão do SUS com cadastro municipal; cartão do banco com número da agência e conta; e termo de requerimento devidamente preenchido. Também é necessária a documentação do cônjuge e dependentes: RG, CPF e NIS, além da CTPS do cônjuge.

O Auxílio Cultura Todo Diaé executado pela Prefeitura de Camaçari, através de uma ação conjunta entre as secretarias da Cultura (Secult) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e concede benefício de R$ 900, divididos em três parcelas, iguais e consecutivas, no valor de R$ 300. A iniciativa visa minimizar os impactos econômicos ao segmento cultural e de eventos causados pela crise sanitária da pandemia da Covid-19 e medidas de isolamento social.

Podem ser beneficiados profissionais domiciliados no município que atuem em diversos segmentos, como música, teatro, dança, circo, ópera; audiovisual, radiofusão e novas mídias; livro e literatura; artes gráficas, plásticas e visuais, artesanato; cultura popular, manifestação e festas populares; patrimônio cultural material e imaterial; biblioteca; arquivo, memória e documentação; estudos e pesquisa artístico-cultural; ensino das artes e arte-educação; feiras livres; intercâmbios culturais; manifestações étnico-culturais, de gênero e sexualidade; saberes, técnicas, linguagens e tradições; gastronomia; arquitetura; além de moda e design.

Foto:  Tiago Pacheco

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga