» » Reunião alinha construção do 1º Fórum de debates sobre pessoas com deficiência

 Com o objetivo de construir um fórum de debates sobre pessoas com deficiência e entender mais sobre os autores da rede de defesa das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), participou nesta terça-feira (24/8), de uma reunião com a Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Subseção Camaçari.


De acordo com Janete Ferreira, articuladora do programa Prefeito Amigo da Criança, esse é o terceiro encontro do grupo e a construção em rede é importante. “Iniciamos essa fala sobre o PCD, a partir do momento que a subseção da OAB me convidou como representante do Prefeito Amigo da Criança para uma parceria. Achei bastante interessante, pois podemos ampliar um pouco mais o que é essa pessoa com deficiência no município, não só pelos olhos da comissão de PCD da OAB. A partir disso, fiz alguns convites, para que a gente possa entender quem são esses autores, o que estão fazendo, o que tem e o que falta. Além disso, trazer também outros autores não só da rede pública, mas de organizações da sociedade civil, outros órgãos de colegiado de classe, até mesmo do comércio. Existe um nicho muito grande para essa discussão”, pontuou.

Os encontros que acontecem semanalmente, no auditório da Subseção OAB, tem como foco além de fomentar o fórum, que está previsto para acontecer no início de dezembro deste ano, como também a criação de um comitê de gestão colegiada desta rede, envolvendo toda a Região Metropolitana.

Segundo Andréa Gama, presidente da Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Subseção Camaçari, “a comissão tem a missão de trazer a informação, de promover o direito das pessoas em geral e dentro da comissão especial, promover o direito das pessoas com deficiência em nosso município”.
A presidente ainda acrescenta que o enfrentamento ao coronavírus afetou muito essas ações. “Sabemos que com a pandemia, nós sofremos muito. Não podemos fazer as ações de forma presencial e aí passamos a fazer divulgações, trazendo pessoas que pudessem contribuir com a causa. Foi quando fizemos essa parceria com a gestão. Como falar sobre direitos sem trazer a gestão do município, não é? Quando pensamos no comitê, pensamos em trazer as pessoas envolvidas com essa causa em Camaçari. Nosso objetivo com o fórum e com o comitê é fazer a interação da rede”, explicou.

Participaram da reunião, representantes das secretarias da Saúde (Sesau), do Esporte Lazer e Juventude (Sejuv), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), além dos conselhos Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Municipal de Saúde (CMS). Também estiveram presentes, representantes do Poder Legislativo Municipal, do Sindicanto do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio) e da sociedade civil.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga