» » Secult realiza visita ao Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá

Nesta quarta-feira (25/8), a secretária da Cultura, Márcia Tude, o subsecretário da pasta e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, e o coordenador de Patrimônio, Átila Borges, visitaram o Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá (MAPPO), na localidade de Tiririca, em Barra do Pojuca.  O encontro teve por objetivo conhecer o espaço e abrir um diálogo para que possam ser realizadas ações conjuntas em prol de toda a população local.

Idealizado pela comunidade de candomblé Ilê Asé Ojisé Olodumare, conhecida como Casa do Mensageiro, o museu nasceu da busca pelo resgate histórico da persona de Pai Procópio, patriarca da família espiritual da qual descende a Casa do Mensageiro. Os anfitriões da visita foram o professor Rychelmy Esutobi, que é mestre em Estudos Étnicos e Africanos; o artista do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), Gilmar Sampaio; e a assistente social e assessora de Comunicação da MAPPO, Thamires Vitória.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, disse ter ficado encantada com o espaço. “O museu recebe visitantes da localidade e também internacionais, está muito bem estruturado, com a curadoria de uma antropóloga e com várias pessoas trabalhando juntas em prol do resgate desta memória e para levar benefícios à comunidade do entorno. Estou muito feliz, vejo perspectivas muito boas nesta ação conjunta”, destacou.
Para Rychelmy Esutobi, a visita estreita os laços entre a comunidade e a Secult e irá fomentar a cultura local. “A educação e a cultura são degraus para qualquer comunidade que quer crescer. O plano desta união é levar estes valores para as diversas localidades do entorno e para toda a cidade”.
A partir da parceria, devem ser viabilizadas oficinas e workshops que fortaleçam a cultura e a educação. O MAPPO também deve receber visitas de representantes das Secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), afim de que sejam feitas melhorias na iluminação e pavimentação da Estrada da Tiririca, que dá acesso ao espaço, além de tratar sobre a preservação ambiental na localidade.

Foto: Arquivo Secult

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga