» » 11 de setembro: há 20 anos, ataques a torres gêmeas espalhariam terror com saldo de quase 3 mil mortos nos EUA

Neste sábado, norte-americanos realizarão diversas homenagens às vítimas dos atentados suicidas orquestrados por Osama bin Laden, líder da Al Qaeda.

Foto: Reprodução/CNN

Às 8h46 do dia 11 de setembro de 2001, um avião da United Airlines sequestrado por terroristas ligados à Al Qaeda se chocou contra a torre norte do World Trade Center, em Nova York. O edifício desmoronou às 10h28. Nesse meio-tempo, outras duas aeronaves atingiriam em cheio a torre sul do edifício e o Pentágono, em Washington. Um quarto avião sequestrado caiu na Pensilvânia.

Vinte anos depois dos atentados que deixaram 2.996 mortos nos Estados Unidos, o país voltará a realizar cerimônias em memória das vítimas dos ataques suicidas orquestrados por Osama Bin Laden, caçado e morto em operação comandada por militares norte-americanos em 2 de maio de 2011

Segundo agências internacionais, o presidente Joe Biden participará de uma homenagem no memorial de Manhattan, construído onde ficavam as torres gêmeas do WTC, às 8h30 (9h30 em Brasília). Haverá um minuto de silêncio no horário em que o primeiro avião, sequestrado por cinco dos 19 jihadistas, atingiu a torre norte.

As homenagens seguem com apresentações musicais e a leitura dos nomes dos 2.977 mortos (2.753 em Nova York) no colapso das torres gêmeas, no ataque ao Pentágono, em Washington, e na queda de um dos aviões sequestrados, na Pensilvânia.

Biden também irá a Shanksville, na Pensilvânia, onde o vôo 93 da United Airlines caiu, depois que os passageiros conseguiram evitar que sequestradores, que haviam assumido o controle da aeronave, acertassem outro alvo.

Por fim, Joe Biden retornará à Washington para visitar o Pentágono, símbolo do poder militar americano, atingido por outro avião.

Mensagem de Biden

Em uma mensagem de vídeo transmitida na noite desta sexta-feira (10), o presidente democrata pediu "unidade", de acordo com Biden, "a maior força dos americanos". Ao expressar condolências aos familiares das vítimas, ele sublinhou a dificuldade desse momento.

"É tão difícil. Seja no primeiro ano ou no vigésimo. Crianças cresceram sem pais e pais sofreram sem filhos ", disse ele, lembrando também dos atos de heroísmo que ocorreram nos dias seguintes aos ataques.

"Também vimos algo muito raro: o verdadeiro sentido de unidade nacional ", acrescentou o presidente democrata, em um clima de tensão pela caótica retirada americana do Afeganistão.

Críticas à saída do Afeganistão

O presidente americano vem sendo amplamente criticado pelo fim da intervenção militar no Afeganistão e o rápido avanço do Talibã.  A retirada das tropas dos EUA, em agosto, aconteceu meses após a data inicialmente definida por seu antecessor, o republicano Donald Trump.

Em 20 anos de guerra, os Estados Unidos perderam 2.500 soldados para tentar conter os radicais no Afeganistão. Com a saída dos soldados estrangeiros do país, o poder voltou às mãos de fundamentalistas islâmicos que haviam sido expulsos de Cabul no final de 2001, por abrigarem o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, que acabou sendo morto em 2011 no Paquistão.Fonte:CNN


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga