» » Foyer do Teatro da Cidade do Saber recebe mostra fotográfica

Fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o terreiro Casa do Mensageiro, através do Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá (MAPPO), a exposição fotográfica "Os caminhos de Osun: de Osogbo ao Rio Pojuca" estará aberta para visitação no Foyer do Teatro da Cidade do Saber na próxima terça-feira (21/9), durante o lançamento oficial do Plano Municipal de Cultura.

A mostra reúne 12 trabalhos do fotógrafo Arthur Seabra. "As fotos apresentam a ligação da comunidade de candomblé Casa do Mensageiro, da qual sou Ogã e é onde o rio Pojuca margeia, com as bênçãos de Oxum", explicou o artista.

Fortalecendo a necessidade do cuidado com o meio ambiente e com a ancestralidade, a exposição retrata a enorme festa de fé, beleza e devoção no festejo que acontece anualmente no terreiro, além de destacar a importância de cultuar e preservar o rio Pojuca como a maneira de cultuar o que é mais sagrado para o Oxum: suas águas.

Arthur Seabra ressalta ainda que as fotografias traçam a similaridade entre o rio que perpassa por Camaçari, com o existente em Osogbo, na Nigéria, lugar de origem e devoção da orixá matriarca da Casa do Mensageiro.

Foto: Arthur Seabra
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga