» » Mutirão “Arembepe Limpa é Arembepe Linda” marca Dia Mundial da Limpeza

Um grande mutirão marcou o Dia Mundial da Limpeza em Arembepe, na costa de Camaçari, que resultou na coleta de resíduos de praias e rio. Aproximadamente 400 pessoas acordaram cedo para participar da ação “Arembepe Limpa é Arembepe Linda”, na manhã deste sábado (18/9), que teve como tema: Quem ama cuida.De acordo com o morador da comunidade e ativista, Rivelino Martins, o mutirão vai aonde a limpeza pública não vai. “Fazemos a limpeza no rio, mergulhamos para retirar os lixos que estão submersos. Nós temos que cuidar do lugar onde vivemos. Esse é o papel daqueles que têm pertencimento pela sua terra”, explicou.

Ele ainda acrescentou que “a comunidade mais consciente na preservação do meio ambiente, no litoral norte baiano, é a comunidade de Arembepe, na costa de Camaçari. Nós realizamos essa ação desde 1999. Em 2017 nós nos integramos ao Dia Mundial da Limpeza. Este é o quinto ano com esse evento aqui em nossa comunidade, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA), onde temos lagoas, rio capivara, as dunas, a floresta nativa e o rio 100% camaçariense, que é o Rio Camaçari”, concluiu.
Um dos organizadores da ação e presidente da Associação dos Comerciantes e Prestadores de Serviço de Arembepe (Ascarb), Humberto Leite, destacou a importância da união. “A Ascarb desde 2017 participa desse evento. Para a gente é importante conservar o meio ambiente, porque Arembepe é isso. São as nossas belezas naturais que atraem os visitantes, turistas, é o que a gente tem de bonito e a gente precisa cuidar. Arembepe limpa é Arembepe linda”, finalizou.
A titular da Sedur, Andréa Montenegro, reuniu a equipe para participar da ação. “Muito importante, algo positivo, essa união de forças para que a gente possa limpar as praias, rios e lagoas. É o momento que o mundo para, em prol dessa ação em conjunto. E isso é muito importante para a preservação, especialmente para  nós que estamos diariamente nessa luta de fiscalização e revitalização dos espaços  ambientais. Parabéns a toda comunidade!”, declarou a gestora.

Durante a ação, dezenas de equipes foram  formadas por voluntários, que limparam as praias, lagoas, dunas, a mata nativa da comunidade, além do Rio Capivara. Indo do Piruí até o Emissário. Foram recolhidos sacos e garrafas plásticas, além de resto de embalagens.

Para a  responsável pela Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, ações como essas estão atreladas ao turismo. “Manter todos os produtos turísticos limpos, apresentáveis para aqueles que chegam em nossa cidade, é importantíssimo. Essa ação aqui serve para conscientizar toda população da necessidade não só para o turismo, mas para o nosso dia a dia”, destacou.

Já o diretor presidente da Limpec, iniciativas que envolvem a comunidade são de extrema relevância. “Arembepe é conhecida pelas suas belezas naturais, acho de extrema importância essas ações. Nós, enquanto Limpec, trouxemos ontem o programa Meu Descarte Legal, já implantamos aqui uma caixa para coleta de vidros. E hoje estamos aqui, fazendo esse grande mutirão com a comunidade, apoiando justamente para preservar essas belezas naturais, para preservar esse ambiente limpo e sustentável", reforçou.

Também participaram da ação, os gestores das secretarias dos Serviços Públicos, Arlene Rocha, do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, da Habitação, Vivian Angelim, do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, bem como representantes da Secretaria de Governo (Segov).

Foto: Josué Silva

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga