» » Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Em vista que a compreensão da identidade cultural é a principal referência da arte popular de um povo, a Secretaria da Cultura (Secult), através do Núcleo de Produção do Teatro da Cidade do Saber, realiza o projeto "Das Telas às Imagens - Identidade Cultural Por Cada Um de Nós". A iniciativa promove, a partir da próxima quarta-feira (22/9), uma exposição itinerante, levando para diferentes espaços culturais da cidade obras de artistas do município, como pinturas, fotografias, desenhos e esculturas. A atividade integra as comemorações pelos 263 anos de emancipação política de Camaçari, celebrado no dia 28 de setembro.

A ideia do projeto é fomentar uma reflexão individual, coletiva e social sobre o contexto da arte e sua real importância, transcendendo o ambiente e atingindo a sociedade. São abordadas temáticas variadas, buscando desenvolver um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço cultural por meio da formação de plateia e, até mesmo, de novos talentos.

Ao todo, seis artistas integram a exposição que acontece simultaneamente nos foyers dos teatros da Cidade do Saber e Alberto Martins, no Teatro da Pracinha da Cultura e no Boulevard Shopping. As obras permanecem em cartaz por 15 dias em cada um dos locais, mudando o endereço de visitação até passar por todos os quatro espaços culturais, totalizando 60 dias de exposição. Ao final deste ciclo, o projeto deve fazer parceria com novos artistas.
Confira a programação da primeira etapa de exposição:

Foyer do Teatro da Cidade do Saber

Artista: Terreiro Casa do Mensageiro, através do Museu Afro-brasileiro Pai Procópio de Ogunjá (MAPPO)/ fotógrafo Arthur Seabra.
Obra: Os caminhos de Osun: de Osogbo ao rio Pojuca
A exposição traz fotografias do culto à Osun na Casa do Mensageiro, que se situa às margens do rio Pojuca. É o culto da matriarca da Casa do Mensageiro, cujo o rio demonstra enorme semelhança com o existente no continente africano, o Osogbo, na Nigéria, lugar de devoção de origem da Deusa.

Artista: Nilson Conceição Carvalho - artista plástico, com imagem de Santa Dulce no Museu da Santa, professor de artes plásticas, pioneiro em pintura de mulheres do município.
Obra: As sete maravilhas da costa
A obra retrata a beleza da costa de Camaçari. As telas também refletem o espelho de Vila de Abrantes à Itacimirim, formando o espetáculo de riquezas da natureza da Bahia.

Teatro Alberto Martins
Artista: Sony Sol - artista plástica, autodidata, arte-educadora, estreou em 2010 cartões em produto orgânico na Itália.
Obra: Mandalas
As mandalas, em seus formatos e cores, retratam desejos, fantasias, reflexão do 'eu e o mundo', trazendo a representação de ideias personificadas em cada um. O colorido da mandala, além de ferramenta terapêutica, atrai bons fluidos e, principalmente, trabalha a criatividade interior de cada um.

Teatro da Pracinha da Cultura
Artista: Tamirys Silva - artista plástica, pintora, camaçariense. Iniciou sua trajetória artística em 2014, na Cidade do Saber.
Obra: Como eu te vejo
O conjunto de obras aleatórias carregam a imagem de mulheres em suas diversas formas, trazendo assim a poesia do olhar a outra. "Existe uma rebelião dentro de mim para que me faça perder de mim mesma" (Tamyris Silva).

Boulevard Shopping
Artista: Itamar Pinheiro - fotógrafo especialista em diversos estilos, campeão do concurso Fotografe Camaçari 2018 na categoria Profissional, idealizador do Banco Iconográfico de Camaçari
Obra: Crença e fé
A exposição retrata memórias, valor histórico e cultural das igrejas da cidade de Camaçari. As imagens refletem a valorização, conservação e, principalmente, salvaguardam os bens culturais da igreja, consolidando valores importantes e contribuindo com novas gerações nos valores de memória de um povo.

Artista: Mhari Conceição - graduada pela Escola de Belas Artes da UFBA, arteterapeuta pela Escola Bahiana de Medicina, atua como professora, artista plástica, cenógrafa, figurinista e arteira.
Obra: Os Caminhos do inconsciente
‘Os Caminhos do Inconsciente’ reúne obras abstratas realizadas com técnicas diversas. Assim como a alma fala através das artes, as pinturas abstratas revelam o que a boca não pode dizer e o que as palavras são incapazes de pronunciar. Almas nuas!

Foto: Divulgação

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga