» » » Defesa Civil sinaliza chuvas moderadas até terça (2/11) em Camaçari e região

Para quem planejou praia para o fim de semana, incluso o feriado de Finados, é bom ficar atento à previsão meteorológica, que conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é de chuva. O tempo deve se manter chuvoso nessa sexta, com probabilidade de redução no sábado, voltando a chover forte na segunda e terça-feira.

A probabilidade de chuva para sexta (29/10) permanece em 5%, semelhante à indicada pelo CPTEC/ INPE para hoje (28/10), que se mantém para sábado e domingo. Para segunda (1/11) e terça-feira (2/11), dia do feriado, o centro climático indica probabilidade de 70% de precipitações. A Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), ressalva que os índices podem ser ainda maiores.

O órgão municipal alerta a população para riscos que podem ser causados por chuvas intensas, recomendando adoção de comportamentos preventivos a fim de evitar exposição a perigos. Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, orienta que a população ligue para o número 199 em situações de risco iminente. A equipe de servidores do órgão atuará 24h em regime de plantão no fim de semana e no feriado de Finados, atendendo aos chamados também pelos números telefônicos (71) 3622-7755, (71) 3622-7799 e o (71) 99981-3641.

Registrada a ocorrência, a equipe parte para o local indicado. A atitude mais adequada a ser tomada pela equipe só é de fato definida no campo, diante do constatado na situação.
Em caso de queda de árvores sobre a rede, atingindo a fiação, o cidadão deve utilizar o contrato da energia para primeiro ligar para a Coelba. Só depois, a Defesa Civil terá condições de fazer a retirada.

Em meio a chuva, o condutor deve evitar deixar veículos embaixo de árvores de grande porte, ou mesmo próximo à rede elétrica. Manuseio de material metálico também deve ser evitado. O aparelho pode funcionar como uma antena e a pessoa ser atingida por descarga elétrica. Esta também é a razão pela qual ficar sob copa de árvores é um comportamento a ser evitado.

A população pode ajudar o trabalho do órgão se constatar entupimento de bueiro, de árvore arqueada ou se notar algum estalo ou rachaduras em residências, além de telhados que apresentem risco de desabamento. A população de baixa renda se precisar de lona plástica para fazer cobertura de superfície, pode ligar para a Defesa Civil. Cuidados básicos como esses ajudam a salvar vidas, garantindo segurança ao cidadão.

Foto: Reprodução

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga