» » Dia do Nordestino: confira 5 filmes para celebrar a regionalidade

  O bahia.ba separou uma lista de filmes que retratam o nordeste nas telas.

Foto: Reprodução/TV Globo

Conhecido pela força e imensa contribuição cultural para todo o Brasil, o nordestino é celebrado neste dia 08 de outubro e motivos para isso não faltam! A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa Assaré. O artista é consagrado como um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por Luiz Gonzaga.

Para celebrar o Dia do Nordestino, o bahia.ba separou uma lista de filmes que retratam a cultura nordestina nas telas para você maratonar neste fim de semana. Confira!

Ó Paí, Ó

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. A comédia ganhou o coração dos brasileiros e o bahia.ba já conversou com Vinicius Nascimento que falou sobre a sequência do filme. Disponível no Globoplay.

O Auto da Compadecida 

Em uma adaptação da obra do escritor pernambucano Ariano Suassuna, as façanhas oriundas de pouco trabalho e muita malandragem de João Grilo, um pobre sonhador que tenta arrumar jeito para tudo, e Chicó, um mentiroso acovardado que se apaixona pela mulher de um major da pequena cidade de Taperoá, no sertão da Paraíba, são postas à prova por Nossa Senhora, a Compadecida, estrelada pela atriz Fernanda Montenegro. Disponível no Globoplay.

Bacurau

A recente e premiada produção futurista conta que o pequeno povoado do sertão pernambucano desapareceu de forma misteriosa de todos os mapas no dia seguinte à morte de Dona Carmelita, uma habitante quase centenária do vilarejo. A partir deste momento, um grupo de moradores do local tenta reagir após notar que, por acontecimentos como o sobrevoo de drones, a chegada de estrangeiros e alguns assassinatos, o vilarejo está sendo atacado. Disponível no Globoplay.

Capitães de Areia

Inspirado no clássico de Jorge Amado, o filme aborda a vida de meninos abandonados que viviam em um trapiche na década de 1930. Pedro Bala é o líder desses meninos que praticavam assaltos na cidade de Salvador.

Gonzaga – De Pai para Filho

O filme conta a biografia de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Desde a sua origem no sertão do nordeste, passando pelo seu estrelato até a complicada relação com seu filho Gonzaguinha, o filme emociona ao contar a trajetória de vida de uma lenda da música brasileira. Disponível no Globoplay.


Fonte:bahia.ba

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga