» » Diversas ações movimentam o terceiro trimestre da Sedur

O terceiro trimestre de 2021 foi marcado na Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), por diversas ações. Uma delas foi o lançamento do Sistema Integrado de Serviços (SIS-Sedur), de licenciamento on-line. No portal, estão disponíveis para a população os serviços de consulta prévia, construção de muros, contenção ou gradil, Análise de Orientação Prévia (AOP), inexigibilidade de licenciamento ambiental e autorização para poda ou corte de árvores.

Caso o cidadão apresente dificuldade de acessar o sistema, pode entrar em contato por meio do call center da Sefaz/Sedur, através dos números 08002806965 ou (71) 3621-6965, ou ainda pelo e-mail: callcentersefaz@camacari.ba.gov.br, com atendimento das 8h às 17h. Também é possível ter orientações através do Sefaz Atende, com atendimento exclusivo via WhatsApp, através do número (71) 98796-9856.
Com o objetivo de sanar as dúvidas de projetos em aberto na Sedur, quanto às documentações necessárias para a conclusão, assim como um incentivo para que o empresário não desista de buscar o alvará ou licenciamento, esclarecendo sobre possíveis pendências ou se há algum erro em um projeto enviado, a pasta realizou no mês de julho o plantão “#FechôRegularizar”. A iniciativa das Coordenadorias de Licenciamento Urbanístico (CLU) e de Licenciamento Ambiental (CLA), atendeu 94 requerentes e empreendedores,dando assim maior celeridade aos processos.
Outra novidade foi o Programa Camaçari + Verde. A intenção do Programa é reaproximar o cidadão ao espaço público, resgatando o sentimento de pertencimento ao território, e a forma de se relacionar com as áreas verdes do município, promovendo a valorização da paisagem urbana, da qualidade de vida e do equilíbrio ambiental. Os interessados na iniciativa podem entrar em contato com a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA) através dos números (71) 3621-6696 | 6749 |6669.
Durante esse terceiro trimestre, o projeto Cidade Árvore ganhou ainda mais destaque, com o plantio da espécie Camaçari em vários bairros. A atividade faz parte do Programa IGI, vinculado à CPA. De acordo com a coordenadoria, até o final do mês de setembro, um total de 400 mudas foram plantadas na sede e na costa do município.
Os servidores jovens vinculados a Sedur, em parceria com a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Sejuv), participaram do Ser Urbano Jovem, dividido em quatro edições. Os encontros aconteceram todas às segundas-feiras do mês. A ação aconteceu em agosto, por ser o mês que celebra o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12/8.
Ainda no terceiro trimestre, a inauguração do Horto Florestal Linaldo da Silva marcou o final desse período. O espaço foi entregue de presente à população de Camaçari, na véspera do aniversário da cidade, celebrado no dia 28 de setembro. O local foi reestruturado para o entretenimento das famílias camaçarienses e conta com um espaço amplo, moderno, atrativo, destinado para o convívio social e a preservação do meio ambiente. O público poderá acessar o espaço pela nova entrada construída na Avenida Camaçari, nas proximidades da Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva (Dr.ª Eugênia).
Em nove meses a Sedur também deu celeridade às entradas de processos e liberações de alvarás, atingindo a marca de 6.481, gerando arrecadação superior a R$2 milhões, além da garantia de mais oportunidades, nas quais essas empresas contratam a mão de obra do município, contribuindo com o desenvolvimento da cidade.
De janeiro a setembro deste ano, várias ações de sustentabilidade foram pautadas. Entre elas, diversas atividades de incentivo à preservação ambiental, como a obra de requalificação do Horto Florestal Linaldo da Silva; o projeto Reflora Camaçari, que já entregou o Parque do Cacimbão requalificado e se dedica a outros pontos que aliam a riqueza histórica e natural do ambiente; plantio; e a união de esforços para criar o Parque das Dunas de Abrantes e Jauá. Através do projeto ainda foram realizados plantios de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, na Lagoa da Paz, em Cachoeirinha, pertencente à Barra do Pojuca, e na Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes, ambos também na orla.

Foto: Arquivo

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga