» » Escola Municipal do Gravatá participa da Semana Mundial da Educação

A participação da Escola Municipal do Gravatá na Semana Mundial da Educação 2021, aconteceu nesta terça-feira (5/10). A equipe da Secretaria da Educação (Seduc) realizou o painel de discussão virtual com o tema O Brincar e o Celebrar das Aprendizagens na Infância, e representou o Brasil e a Bahia no evento com o projeto da unidade “Meu Mundo Brincante em Casa”.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a participação da escola no evento, “Camaçari estar entre as cinco escolas do Brasil na Semana Mundial de Educação revela o enorme esforço dos educadores em ofertar educação em tempos de pandemia e o compromisso inalienável com a vida dos estudantes. A nossa escola tem a força da inteligência colaborativa da rede, o que não se faz sem conhecimento e profissionalismo, sem esperança e solidariedade.  Destacam-se, nesse sentido, a expertise das professoras, o protagonismo do comitê escolar sob a liderança da dupla gestora e a qualidade da política pública municipal, por meio do Projeto Mais e Melhor Educação: em Casa. Alegria e orgulho são os sentimentos com os quais brindamos esse dia histórico”, disse.


O painel será “uma apresentação do projeto Meu Mundo Brincante em Casa, que a gente desenvolve na escola desde 2020, na verdade, surgiu em 2019 e com a questão da pandemia por Covid-19, foi reformulado para as aulas remotas. A gente está trazendo essa abordagem, de todo esse trabalho baseado no brincar, dessas estratégias no ambiente familiar. O resultado obtido foi maravilhoso, estamos felizes”, destacou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Carla Emília Fiais Cordeiro. Na oportunidade, ainda foram apresentados vídeos das famílias realizando as atividades com as crianças, como desafios brincantes com amarelinha, investigação científica e jogo da memória, de desenvolvimento da motricidade e de coordenação motora.A primeira palestra foi com o tema Projeto Especial Meu Mundo Brincante em Casa, realizada pela gerente de Educação Infantil, Girlene Crelick, a qual explicou como foi elaborado, aplicado e acompanhado. “Tivemos um retorno muito positivo das famílias, os pais perceberam que eles conseguiram fortalecer o vínculo entre os filhos, conseguiram compreender a importância do brincar, de que não era perder tempo e adquiria uma aprendizagem muito rica, perceberam o quanto o fortalecimento desses vínculos afetivos é importante para a criança, os professores também viveram essa experiência com a família e eles marcam muito esse estreitamento de laços, dessa parceria”, pontuou.
Já a coordenadora de Currículo e Inovação Tecnológica, Hosana Gonçalves, falou sobre As experiências exitosas: lições práticas e ações inspiradoras, a partir do Projeto Especial Meu Mundo Brincante em Casa. Foram apresentados os cinco passos práticos que fazem com que o projeto aconteça com sucesso: o primeiro está respaldado na elaboração do projeto para a infância a partir da escuta sensível; o segundo, o enriquecer a proposta e garantir os processos de formação, que é continuada com todo os integrantes da comunidade escolar, inclusive as crianças e família; o terceiro, garantir o processo de mobilização e participação; quarto, acompanhar e monitorar as ações do projeto para aprimorar novas ações, avaliação continuada com busca ativa e atendimento individualizado; quinto, assegurar a documentação pedagógica e manter os registros atualizados.
A Semana Mundial da Educação é um festival virtual que ocorre entre os dias 3 e 8 de outubro e é uma iniciativa da organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, The LEGO Foundation e Templeton World Charity Foundation.  O tema deste ano será Celebração Escolar - Um esforço mundial para reconhecer os avanços positivos que as escolas e os sistemas de educação tem feito enquanto experimentam desafios ao longo da pandemia. Ainda esteve presente a gestora da Escola Municipal do Gravatá, Cleide Silva Sousa Soares.


Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga