» » Governo e CAF avaliam ações executadas pelo programa em Camaçari

 Com a perspectiva de avaliar os avanços das ações em execução, concluídas e projetos a serem consolidados por meio do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, aconteceu nesta quarta-feira (13/10), a apresentação da missão de seguimento para o Banco de Desenvolvimento da América Latina com o demonstrativo dos trabalhos voltado para o primeiro semestre deste ano. O programa contempla intervenções nos segmentos da infraestrutura, turismo, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico, modernização tecnológica, dentre outros elementos. 

Em andamento, o plano de ações é executado desde 2019 no município e durante o encontro foram apresentadas informações gerais sobre a proposta, status atualizado do funcionamento do plano por componente nos avanços físicos e financeiros, metas projetadas para o ano de 2022, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (POA), além de pontos críticos e ações mitigadoras que visam a redução de efeitos negativos, assim como também as condicionantes contratuais.
 
O prefeito Elinaldo Araújo fez questão de acompanhar de perto toda a explanação dos dados dos trabalhos desenvolvidos através do programa. Na ocasião, o gestor relembrou os desafios enfrentados para alavancar as obras na cidade e do quanto a cidade avançou. “Eu e minha equipe vivenciamos momentos complicados com a pandemia da Covid-19, aumento dos insumos, desequilíbrio financeiro, mas nada vence o trabalho. Reunimos todos os esforços necessários para chegarmos aos resultados no qual desejávamos, mas ainda temos muitas atividades pela frente e com fé em Deus conseguiremos dar mais qualidade de vida para o povo da nossa cidade”, enfatizou.
 
A reunião ocorreu de maneira híbrida com a participação dos representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) e da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) do Governo Federal por videoconferência, e os membros da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) e parte do secretariado de modo presencial na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov). A apresentação dos dados foi conduzida pela coordenadora da UGP, Ana Paula Boson, que reafirmou a importância da funcionalidade do programa no município e no decorrer da sua fala, sanou as dúvidas dos participantes.
 
Na oportunidade, foram destaque na missão as obras de integração urbana que engloba as categorias de mobilidade e qualificação urbana, com as benfeitorias realizadas na requalificação do Horto Florestal Linaldo da Silva, inaugurado e entregue à população no mês de setembro deste ano; a liberação do Viaduto do Trabalhador duplicado, bem como das novas alças de acesso; melhorias no Trevo da Cascalheira;  e as ações de drenagem e pavimentação asfáltica, que resultaram em mais de 250 vias pavimentadas pelo programa.
 
Além disso, também foram colocadas em evidência as ações de reestruturação das unidades escolares; requalificação da Estação Ferroviária; revitalização dos equipamentos públicos de lazer, como as praças e campos; o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, com voltado para o apoio às micro, pequenas e médias empresas; fortalecimento local da cadeia de suprimentos; capacitação de agentes turísticos, promoção turística da Costa de Camaçari; dentre outros aspectos.  
 
Para o ano de 2022 estão previstos projetos destinados a requalificação da Avenida Eixo Urbano Central e do Centro Histórico; dos mercados de Monte Gordo e Barra do Pojuca; projeto Caminhos do Mar com melhorias no acesso às praias; requalificação da Lagoa das Virgens em Itacimirim; continuidade da elaboração dos termos de referência do Plano de Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU);  da estruturação dos sistemas de ensino fundamental e infantil, bem como da consultoria do transporte público; além de outras iniciativas.  
 
Julio Carrasco, Executivo Principal VDS Brasil, representante do CAF, parabenizou a gestão pela maneira de administrar todas as ações e planejar os próximos atos. “Parabéns pelos esforços e dedicação para que o programa seja bem sucedido, principalmente das obras de duplicação do Viaduto do Trabalhador, Trevo da Cascalheira e Horto Florestal”. Carrasco ainda acrescentou que “o ano de 2022 vai ser de muito trabalho pela frente”, pontuou ao final da reunião.  
 
Participaram do encontro, os secretários municipais do Governo (Segov), José Gama Neves; da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim; da Cultura (Secult), Márcia Tude; dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; da Educação (Seduc), Neurilene Martins; além da subsecretaria do Turismo (Setur), Lúcia Bichara; o controlador-geral, Bruno Garrido, e um representante da pasta do Desenvolvimento Econômico (Sedec)..

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga