» » Sessão Especial trata sobre o retorno da Guarda Municipal para Camaçari

Na manhã desta quinta-feira (28/10), a Câmara Municipal de Camaçari realizou uma Sessão Especial com o tema “Violência Requer Prevenção”, para debater as políticas públicas de prevenção à violência dentro do município e prestar homenagem aos guardas municipais de todo o país. A sessão foi solicitada pelo presidente da Casa, o vereador Júnior Borges (DEM).

O primeiro palestrante foi o presidente da ONG SOS Segurança da Vida, o guarda municipal do Estado de São Paulo, Maurício Domingues Naval, que apresentou os trabalhos que realizam por todo o Brasil no sentido de cobrar por mais profissionais da categoria em todo o país. Para Domingues, a Guarda Municipal “consegue diminuir a violência em até 64% nos municípios em que ela atua”. Ele ainda buscou explicar as diferenças de poderes entre as Guardas Municipais e Polícias Estaduais, que decorre do poder de Polícia Administrativa no cuidado ao patrimônio público.

Já a vice-presidente da ONG Segurança dá Vida, a guarda municipal do Estado de Rondônia, Rosilene Brito, trouxe dados e informações legais sobre a preparação das Guardas Municipais pelo país, tanto à formação pessoal dos agentes, quanto aos equipamentos necessários para um trabalho realmente eficiente.

Após a fala dos convidados, foi a vez dos vereadores inscritos darem seus posicionamentos acerca do tema. O vereador Jamessom (PSL) utilizou a tribuna e disse que “é necessário que a Guarda Municipal volte a funcionar no município, já que temos funcionários concursados para o cargo que atualmente estão trabalhando em outras funções. É necessário que façamos novos concursos para a Guarda, pois é muito nociva ao município a terceirização desse serviço”.

O vereador Tagner (PT) foi outro dos parlamentares a utilizar a tribuna, solicitando que a Casa “estimule esse debate a respeito das Guardas Municipais, que foram extintas do município ainda em 1997, e que se busque diálogo com o prefeito para que ele dê uma resposta sobre se a Guarda Municipal vai voltar ou não em Camaçari”. Após a fala de todos os inscritos, o presidente da Casa agradeceu a todos os presentes e colocou a Câmara à disposição para que Camaçari possa ter uma Guarda Municipal funcionando.

Para ver as fotos da Sessão Especial, clique AQUI.

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga