» » Setur discute o tema da violência contra mulher entre secretarias municipais e órgãos do estado

                                   

A Secretaria do Turismo (Setur) reuniu, na manhã desta sexta-feira (15/10), secretarias municipais e órgãos do estado, a fim de promover discussão conjunta em torno da situação das mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade, no contexto de Camaçari. Como facilitadora do encontro, foi convidada a advogada e jornalista Patrícia Zapponi, especialista em direitos humanos, crimes contra a dignidade sexual, violência doméstica e intrafamiliar, e direito da família, e fundadora da Campanha Laço Branco. A reunião aconteceu na sede da pasta, em Guarajuba.

Cristiane Bacelar, titular da Setur, reconhece a complexidade que é promover o turismo enquanto atividade quando considerada a discussão da violência contra a mulher, assunto de forte apelo junto à atividade-fim da pasta. “Tem a questão do tráfico de mulheres, o turismo sexual, além da realidade da violência cotidiana nas comunidades de Camaçari, em especial aquelas situadas na costa”, explicou. O fortalecimento da mulher, por meio do estímulo a atividades empreendedoras, tem sido prioridade para a secretaria, aliado ao enfrentamento de temas que minam a energia criativa e realizadora dessa parcela historicamente subjugada da população.

Para a palestrante do dia, Patrícia Zapponi, a violência contra a mulher é um assunto de todos. “Quando a gente fala de uma mulher em situação de violência, a gente fala de famílias violentadas. Então é muito além. É uma violência que acontece intramuros, dentro dos lares, e uma família que tem uma mulher que sofre violência é uma família doente, onde todos precisam de atenção”, problematizou a especialista. Por meio da campanha do Laço Branco, Zapponi dedica-se a mobilizar e engajar pessoas, sobretudo os homens (sejam estes ofensores ou não), na luta pelo fim da violência contra a mulher.

Segundo Reni Oliveira, gestora da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), a discussão entre diferentes órgãos é capaz de trazer mais efetividade na resolução de questões enfrentadas no cotidiano, por meio de um ‘olhar mais plural’. “A violência contra mulher é um tema complexo, que atinge mulheres e meninas independentemente da orientação sexual, idade, religião ou etnia, razão pela qual a intersetorialidade é estratégica. Não diz respeito só ao poder público municipal, mas a instâncias estadual e federal, às polícias, para que assim se possa obter a maior eficiência possível nas abordagens de ocorrências”, ponderou.

O assessor especial da Setur, Rubem Almeida, articulador e propositor do encontro do dia, destacou a responsabilidade da gestão em se implicar no trato de temas como o da violência contra a mulher. “A discussão que trouxemos para essa manhã é de primeira ordem e não poderíamos ficar apenas assistindo outras cidades, sem que Camaçari fizesse parte disso”, reconheceu.

Fizeram-se presentes ao encontro além de representantes das secretarias do Turismo e da Sedes, o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/ Camaçari) por meio da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP), a 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), e a 26ª Delegacia de Polícia de Camaçari.

Foto: Tiago Pacheco

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga