» » SSP sedia 21ª edição do Curso de Inteligência Financeira

O auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações de Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi palco da cerimônia de abertura da 21ª edição do Curso de Inteligência Financeira, realizado na manhã desta segunda-feira (18), pela Superintendência de Inteligência (SI) da SSP em parceria com a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DINT/SEOPI).

Tenente-coronel Fernando José Teixeira de Souza Faria, superintendente de inteligência em exercício, ao lado dos gestores durante a abertura do evento. Foto: Rafael Rodrigues

Pela primeira vez na Bahia, o treinamento acontecerá até a próxima sexta-feira (22) e visa padronizar procedimentos repassados para os órgãos que compõem o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (SISP), com objetivo de combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro, frutos de crimes de corrupção e tráfico de drogas.

De acordo com a coordenadora local do curso, a major PM Lucelia Oliveira, o treinamento tem um período de 40 horas-aulas e será ministrado por integrantes das Polícias Federal e Civil dos estados de Brasília, Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, para 37 alunos integrantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), do DINT/SEOPI, do Ministério Público Federal (MPF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MPBA). 

Foto: Rafael Rodrigues
Aulas acontecem até a próxima sexta (22), após parceria entre a pasta e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

“Esse curso será importante para aquisição de conhecimentos fundamentais que ajudarão no desmanche e captura de integrantes de organizações criminosas. Nossas aulas trarão para os alunos temáticas como aspectos financeiros da atividade criminal, unidade de inteligência financeira, análise fiscal e patrimonial, análise bancária, tecnologias de inteligência financeira dentre outros casos do âmbito de inteligência”, contou. 

Presente no evento, o diretor de ensino e pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP, Ricardo Magno Teixeira Fonseca, contou que ficou muito impressionado com a qualidade de inteligência da polícia baiana. “Por essa razão, esse curso foi prioridade para nós”, concluiu.

Foto: Rafael Rodrigues
Aulas acontecem até a próxima sexta (22), após parceria entre a pasta e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Participaram da solenidade, além do gestor da Segen, o tenente-coronel Fernando José Teixeira de Souza Faria, superintendente de inteligência em exercício e presidente do evento, o coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Nordeste e representante da DINT/SEOPI, Bruno Pit Ferreira de Almeida, a diretora da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol), delegada Joelma Jezler Franco Palmeira, além do diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PC, Edenir de Macêdo, do comandante de operações de inteligência da PM, Coronel Anildo Rocha Batista, e da coordenadora adjunta de inteligência do CBM, major Janaína Figueiredo Bahiana.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga