» » Câmara de Camaçari participa de ato inaugural da Unigel Agro Bahia

A Câmara Municipal de Camaçari participou, na manhã desta quarta-feira (03/11), da cerimônia de inauguração da Unigel Agro Bahia, localizada no Polo Industrial de Camaçari, a segunda unidade fabril de fertilizantes hidrogenados da Unigel no estado. No mesmo ato, também houve o descerramento da placa inaugural da nova planta de Acetonitrila de alta pureza, especialidade química voltada para o mercado farmacêutico, também do Grupo Unigel, uma das maiores petroquímicas do país. 

Marcaram presença na solenidade, representando a Casa Legislativa, o presidente Júnior Borges (DEM) e os vereadores Dentinho do Sindicato (PT), Tagner (PT), Professora Angélica (PP) e Vavau (PSB). Também compareceram, o governador da Bahia, Rui Costa; o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo; o secretário especial de Produtividade e Competitividade, Carlos da Costa (representando o Ministério da Economia); o presidente da FIEB, Ricardo Alban; entre outras autoridades das esferas federais, estaduais e municiais do poder público e da iniciativa privada.

Nomes de destaque na hierarquia e na história da Unigel também participaram da cerimônia, a exemplo do presidente e CEO da empresa, Roberto Noronha Santos; e do fundador e presidente do Conselho de Administração da Unigel, Henri Armand Slezynger. Com a aquisição das duas fábricas e início das produções, a Unigel se tornou a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados. As plantas foram arrendadas da Petrobras pelo período de dez anos, prorrogáveis por mais dez anos. 

Para o presidente do Legislativo Municipal, o início das operações das novas plantas é motivo de comemoração, por gerar novas perspectivas de futuro e impactar positivamente a economia. “A Câmara de Vereadores comemora junto com a Unigel este momento. Ficamos felizes com a retomada das atividades aqui nesta planta, onde antes funcionava a Fafen. É uma ótima notícia, sobretudo para os técnicos que permaneceram na unidade e os novos trabalhadores que tiveram a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho através desta indústria. Camaçari ganha muito com isso, a economia se fortalece e a gente vê novas perspectivas para o futuro”, declarou Júnior Borges.

Ao discursar, o governador Rui Costa também destacou a importância da Unigel para a economia da Bahia, agradecendo o empenho da empresa, dirigindo-se ao fundador Henri Armand, na busca pelo progresso. “Henri foi perfil e a capacidade produtiva da Unigel e isso deve ser reconhecido. Hoje, além de gerar emprego e renda, a Unigel também mostra responsabilidade social, por meio de iniciativas que promovem a melhoria da educação na comunidade”, observou. 

O prefeito Elinaldo também comemorou a inauguração, afirmando que a presença da Unigel é benéfica para o Polo Industrial, para Camaçari, para a Bahia e para o Brasil. “A Unigel operando aqui colabora com a sustentabilidade do Polo Industrial e deve atrair novas empresas. O governo municipal está aqui pra apoiar a Unigel e fazer o possível e o necessário para garantir a continuidade dessa produção na nossa cidade”, concluiu. 

A planta da Unigel Agro Bahia possui capacidade de produção de até 475 mil toneladas por ano de ureia, 475 mil toneladas por ano de amônia e 220 mil toneladas por ano de ARLA, substância utilizada em motores a diesel para reduzir a emissão de poluentes. Já a nova planta de Acetonitrila de alta pureza, que também já entrou em operação, tem a capacidade de produção de 5 mil toneladas por ano.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga