» » Palestras marcam abertura do Novembro Negro

                                            

Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, realizou na tarde desta quinta-feira (4/11), no Teatro Alberto Martins, o lançamento oficial das atividades do Novembro Negro, que este ano traz o tema “Resistência e Sustentabilidade”.

O evento de abertura contou com a presença de estudantes da rede municipal de ensino e foi marcado por apresentações culturais, além de duas palestras relacionadas à resistência do povo negro na sociedade e à promoção no combate ao racismo. A titular da Sedes, Reni Oliveira , lembrou do compromisso que a gestão tem no que diz respeito à conscientização e combate ao racismo. “Essa é uma pauta muito importante que está inserida no calendário da nossa pasta e esse é um dever nosso, não apenas no mês de novembro, mas durante o ano todo”, destacou.

O coordenador de Igualdade, José Anísio, falou sobre o tema escolhido para esta edição da campanha. “Nosso objetivo é dialogar sobre a importância da resistência da população negra no combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo, a fim de evidenciar a necessidade de preservação de nossos recursos naturais para as gerações futuras”, explicou.

Um dos palestrantes do evento, o professor e sociólogo, Jairo Nascimento, pontuou que o Novembro Negro é um período muito importante para reflexão e para reafirmar a luta e a perseverança do povo negro. “Nossa luta não é uma luta temporária, ela é constante, desde que pisamos nesta terra nós resistimos a um sistema de opressão que é colocado em vários contextos”, ressaltou.
O estudante Luanderson de Jesus comemorou a oportunidade de aprender mais sobre um assunto tão importante. “Estou muito feliz por estar aqui, acompanhando as histórias e aprendendo”, disse.

Também participaram do evento, as gestoras das secretarias da Educação (Seduc), Neurilene Martins, da Cultura (Secult), Márcia Tude, e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, bem como a vereadora Fafá de Senhorinho e representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.

Vale lembrar que durante todo o mês, serão realizadas atividades relacionadas ao tema, como lives, rodas de conversa, oficinas e o Festival Encrespar, que acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga