» » Prefeitura entrega Fonte do Buraquinho revitalizada à população

Foi com um clima de muita emoção, que Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), entregou nesta sexta-feira (12/11), a Fonte do Buraquinho Parque Ambiental e Cultural – Vila de Abrantes, na costa do município, totalmente revitalizada. Essa é mais uma iniciativa do projeto Reflora Camaçari.

Durante o ato simbólico, alguns moradores da localidade destacaram a importância da obra. Para o historiador, José Fernando, 69 anos, residente de Vila de Abrantes, há 34 anos, o sentimento é de gratidão. “Eu fico muito gratificado, como pesquisador e historiador dessa região, que me dediquei muitos anos a conhecer profundamente essa história. Estou muito entusiasmado com a decisão do governo em revitalizar essa fonte. Que podemos dizer, uma fonte milenar, que nasceu junto com essas dunas. Mais um espaço de lazer que surge. Um espaço maravilhoso! ”, concluiu.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo, Elinaldo Araújo, agradeceu a presença de todos e destacou a satisfação de revitalizar espaços ambientais. “A Fonte do Buraquinho é uma obra simbólica, uma obra simples, mas a grandeza aqui é a preservação. As pessoas estão muito felizes e é um exemplo que mostra que Camaçari tem vários lugares ambientais como este, que precisa ser cuidado, não só pela gestão como também pela população. De Barra do Pojuca até Catu de Abrantes e na sede, onde tiver lugar para este tipo de investimento, nós vamos focar e fazer”, garantiu.
Nascida e criada na comunidade, Maria Renilda da Silva, mais conhecida como Neguinha de Abrantes, se emocionou ao contemplar o novo parque. “Estou muito orgulhosa em poder contemplar essa grandiosa obra. A Fonte do Buraquinho, um lugar histórico, que nos contemplou ao longo dos meus 49 anos, abastecendo e matando a sede de tantas famílias por décadas. Quero agradecer a Sedur e a Prefeitura pelo que foi feito aqui. E eu espero que a comunidade cuide e preserve, pois, esse espaço é nosso! ”, destacou.

Líder comunitário, Hilário Lisboa acompanhou todo o processo de revitalização e comemorou a conclusão. “Sinto-me feliz. Até porque, fui uma das pessoas, que junto com a comunidade, lutou para esse momento. Fomos muito bem recebidos pelo governo, que nos ouviu e principalmente nos atendeu. Eu só tenho que agradecer por este acerto. Parabéns! ”, disse.
De acordo com a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), o Reflora Camaçari tem por objetivo desenvolver projetos de revitalização ambiental junto à comunidade, gerando senso de pertencimento e oportunidades de espaços verdes para as novas gerações. A Fonte do Buraquinho é o segundo produto a ser entregue, em breve, outras localidades, como Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca, e Cancelas, em Monte Gordo, serão contempladas pelo programa.

A gestora da Sedur, Andréa Montenegro, aproveitou para agradecer o apoio de todos. “Essa é uma ação de governo, que envolve mais secretarias. A Sedur sozinha não teria braços para fazer tudo isso aqui. A comunidade também contribuiu muito em todo o processo de revitalização, que se deu a partir de uma contrapartida ambiental”, esclareceu.
O projeto Reflora Camaçari é uma iniciativa da Sedur, que conta a participação d as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), Turismo (Setur), Cultura (Secult), Educação (Seduc) e da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

O ato simbólico, contou com a presença de secretários e vereadores municipais, além de autoridades militares e religiosas. Também estiveram presentes a primeira-dama, Ivana Paula, e a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), Ana Mandim.

Foto: Jean Victor
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga