» » Prefeitura segue com a operação de combate ao descarte irregular de lixos e entulhos

A fim de coibir o descarte irregular de entulho e lixo em vias públicas da sede e costa do município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), segue com a operação de combate ao descarte irregular de lixos e resíduos com apoio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e  da Polícia Militar (PM).

Uma série ações de fiscalização intensiva estão previstas. A iniciativa tem foco repreensivo, previstas a apreensão e notificação de veículos que realizam a prática proibida. Na oportunidade, as pessoas vão ser advertidas e orientadas quanto a destinação adequada de resíduos descartados.

As ações são baseadas na Lei 973/09, que diz respeito à Lei do Entulho /Resíduos da Construção Civil. A medida de fiscalização visa manter o ordenamento da cidade e combater o descarte irregular, principalmente em áreas com maior reincidência de materiais despejados em locais inadequados.

Para a gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, a proposta da ação é de coibir o descarte ilegal de resíduos sólidos feito por pessoas de forma indevida. “Nós temos pontos de coletas e vamos trabalhar para manter a cidade limpa, garantindo a saúde da população”, disse a secretária ao informar que “a ação vai seguir por todo o mês de novembro e dezembro, buscando conscientizar o munícipe de que, cada um é responsável por fazer o descarte correto”.

A administração esclarece que colocar lixos em espaços inadequados traz vários problemas para o município e para a saúde da população, pois suja as ruas, entope os bueiros e gera alagamentos em dias de chuva. De acordo com Namucies Souza, chefe da Diretoria de Ordem Pública (Dirop), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), “a gestão vem fazendo diversas melhorias e reparos por toda a cidade e atos como esses, além de sujar, impactam diretamente no meio ambiente”, pontuou.

Na sede existem sete Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que estão instalados na Rotatória do Mangueiral, Gleba C, Dois de Julho, Verdes Horizontes, Burissatuba, Nova Vitória e Phoc III. Para dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenação de Limpeza Urbana através do telefone (71) 99951-0191.

A operação que é resultado de uma ação conjunta entre as secretarias de Governo (Segov), Sesp e Sedur, conta com o apoio da  STT, e o auxílio do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM-BA) e da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Foto: Josué Silva
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga