» » Segurados do ISSM aprendem sobre investimentos

Segurados ativos e inativos do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) aprenderam sobre investimentos na tarde da última quinta-feira (25/11), na penúltima palestra do Programa de Educação Financeira promovido pelo Instituto. Além dos conceitos básicos sobre investimentos, os participantes aprenderam sobre corretoras de valores e perfis de investidores.

“Investimento não significa especulação, aposta, nem poupar. Investimento significa aplicar dinheiro que produza rendimentos no futuro”, esclareceu o economista e servidor do ISSM, Diego Silva, que ministrou a palestra juntamente com o diretor Administrativo e Financeiro, Ernâni Sena.

“A corretora de valores é como se fosse um shopping com acesso a produtos de várias instituições, e geralmente possui canais de comunicação acessíveis, fornecendo, inclusive, cursos para os clientes”, explicou o diretor, ressaltando que o perfil do investidor é definido após preencher o formulário disponibilizado pelas corretoras, mas são verdadeiramente reconhecidos na prática dos investimentos.

Segundo os palestrantes, os três tipos de investidor são: o conservador, aquele que tem aversão a risco de mercado; o moderado, que tolera alguns níveis de risco; e o arrojado ou agressivo, que investe em produtos com maior exposição a risco. Após a explanação sobre a tipificação, foi apresentado cada um dos tipos de investimentos em renda fixa, renda variável e investimentos no exterior. Ao final da palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas específicas sobre o tema.

A palestra “É hora de investir!” e as demais que compõem o Programa de Educação Financeira 2021 estão disponíveis no canal do ISSM no YouTube . Em breve, serão abertas as inscrições para a última, com o tema “E o meu futuro?”, que acontecerá no dia 16 de dezembro e vai ensinar como usar a matemática como ferramenta para planejamento da aposentadoria.

A cada palestra, o ISSM disponibiliza também uma cartilha temática com os assuntos abordados durante a apresentação. Clique aqui para acessar.

Foto: Arquivo
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga