» » Cem por cento dos mortos pela polícia em Salvador e SAJ são negros

A Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), divulgou nesta terça-feira (14/12) uma pesquisa que aponta a Bahia como o estado mais letal do Nordeste e 100% dos mortos pela polícia em Salvados são negros.

A Bahia tem o maior percentual de negros entre os mortos pela polícia: são 98%. Também fica na Bahia a cidade onde a polícia mais mata pessoas negras no país: Santo Antônio de Jesus.

Os pesquisadores citam dois casos de grande repercussão midiática que aconteceram nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, ambos no dia 8 de junho de 2021.

“Na mesma semana em que Kethlen Romeu foi morta, com seu bebê na barriga, pela polícia do Rio de Janeiro, duas outras mulheres negras também morreram nas mãos dos agentes do estado da Bahia no Curuzu, em Salvador: Maria Célia de Santana, de 73 anos, e Viviane Soares, de 40 anos”, diz o documento.

Os pesquisadores lembram ainda que Viviane Soares era tia de Railan Santos da Silva, de 7 anos, morto após ser baleado pela polícia enquanto assistia uma partida de futebol em um campo do bairro. O crime aconteceu sete meses antes dos óbitos das mulheres.

O estudo também aponta que a Bahia tem o maior índice de chacinas entre os estados do Nordeste monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança nos últimos dois anos, com 74 registros.

Um ataque armado a uma festa de rua deixou seis pessoas mortas e outras 12 feridas no bairro do Uruguai, em Salvador, na madrugada de 13 de outubro, na Rua Voluntários da Pátria, em uma localidade conhecida como Pistão.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga