» » Destino político de Bellintani pode ser definido no jogo de hoje

O destino político do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, pode ser definido na noite de hoje.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O destino político do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, pode ser definido na noite de hoje. O Tricolor baiano joga contra o Fortaleza, no Ceará, para garantir a permanência na Série A. Um eventual rebaixamento do time é visto, por aliados do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil), como o fim da possibilidade de Bellintani compor a chapa da oposição. 

Uma vitória simples garante o Bahia fora do Z-4. Caso fique no empate com o Fortaleza, o time baiano terá que torcer para um tropeço do Juventude, que recebe o Corinthians no mesmo horário, às 21h30. Se perder o jogo no Castelão, aí vai ser preciso torcer por uma derrota do Juventude, e também por um tropeço do Grêmio contra o Atlético-MG, na casa do Imortal. 

A avaliação da cúpula de ACM Neto é de que a chance de Bellintani integrar a majoritária oposicionista ainda existe, mas “pode deixar de existir a depender do jogo” de hoje. O dirigente esportivo é cotado para ser candidato a vice-governador na composição. Neste cenário, ele se filiaria a um partido da base política do prefeito soteropolitano Bruno Reis (União Brasil), como o PDT, para ser postulante a número 2 do Palácio de Ondina. 

Em conversa reservada com a Tribuna, um aliado de ACM Neto avaliou que dois temas devem pautar a eleição na Bahia no próximo ano: Educação e Segurança Pública. Como Bellintani foi secretário de Educação de Salvador bem avaliado “seria interessante ter ele no debate”, segundo avaliação deste correligionário do ex-prefeito. Além disso, o dirigente esportivo é visto como um quadro político que “se comunica bem”. Como gestor da Educação, Bellintani desenvolveu o programa “Agente da Educação” e conseguiu melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da capital baiana. 

O próprio Neto já admitiu aos aliados ter interesse na presença de Bellintani na chapa. Isto porque o ex-prefeito quer construir uma “chapa jovem” para competir contra o senador Jaques Wagner (PT). Além do presidente do Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) e o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), já manifestaram o desejo de integrar a chapa, como candidato a vice-governador.

Fonte:Tribuna da Bahia

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga