» » Operação da PF em Salvador e e RMS mira IGH

 A Polícia Federal realiza uma operação de combate à corrupção na manhã de hoje (9) em Salvador e cidades da região metropolitana. Mandados são cumpridos na sede do Instituto de Gestão Humanizada (IGH). Ainda não há confirmação de mandados de prisão. 

Foto:PF

De acordo com o Bnews, um dos mandados é cumprido na casa de Paulo Bittencourt, superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), contratado pela prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros.

A ação da PF é em conjunto com a Controladoria Geral da União–CGU, e é um desdobramento da Operação Kepler, que desarticulou um esquema criminoso de fraude à licitação, superfaturamento, desvio de recursos públicos, peculato e lavagem de ativos, na contratação do instituto.

Nesta fase, são investigados contratos firmados nos anos de 2016 e 2018 com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH). Na primeira fase, as investigações apontaram que as licitações eram direcionadas a beneficiar um instituto contratado, o qual terceirizava, através de contratos superpostos e genéricos, parcelas do serviço a empresas recém constituídas e vinculadas ao próprio Instituto, tudo como mecanismo de retornar os valores das subcontratações em benefício de seus representantes e para suposto pagamento de propina a servidores vinculados à SMS/PMS.

Até o momento, foram identificados pagamentos, em razões dessas contratações fictícias, que ultrapassam R$ 2 milhões. As investigações apontaram ainda para a existência de superfaturamento de cerca de R$ 8 milhões, com potencial de desvio ainda maior, vez que que os contratos continuam em vigência e plena execução.

Nota da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que vem cumprindo todas as medidas apontadas pela CGU acerca do contrato firmado entre o IGH para a gestão da UPA de Pirajá, contrato este iniciado no ano de 2016. A SMS está colaborando de forma transparente com as investigações e espera que tudo seja esclarecido com brevidade.

Foto: informe Baiano


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga