» » Presidente da Tribuna da Bahia é homenageado pela ABI

Retrato de Antônio Walter Pinheiro entra para a galeria dos ex-presidentes da entidade representativa da imprensa baiana, onde esteve à frente durante quase dez anos.

Foto: Romildo de Jesus

Principal nome da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA) entre junho de 2011 e setembro de 2020, quando ocupou a cadeira da presidência, o decano do jornalismo Antônio Walter Pinheiro teve sua imagem entronizada nesta sexta-feira (17), durante a reunião da diretoria da associação no Centro Histórico.

Diretor-presidente da Tribuna da Bahia desde 1978, Walter foi receber a honraria acompanhado de sua ‘primeira-dama’, a esposa Gel Pinheiro. Durante a sessão, rodeado pelos amigos e conselheiros da ABI-BA, ele se mostrou emocionado e grato pela consideração e respeito que recebeu durante os 35 anos que esteve associado à entidade, destacando o quão importante era a sua imortalização na galeria como o sexto ex-presidente em 92 anos de história da associação. “Ser presidente da ABI é algo muito grande”, disse Walter, citando o papel da entidade em meio ao clamor da sociedade e na luta pela liberdade e respeito à imprensa.

Foi a primeira vez neste ano em que todos puderam estar reunidos de forma presencial, o que alegrou imensamente o jornalista. “Aqui, não estou encerrando um ciclo. Esta foto tem um significado importantíssimo para mim”, declarou o gestor da Tribuna, com a voz visivelmente embargada. O rosto de Walter se junta ao de personalidades de grande importância para a construção da história da imprensa na Bahia que também assumiram como presidentes da ABI-BA, como o do ex-conselheiro da filial estadual da Cruz Vermelha Ranulfo Oliveira (1897-1970), que passou 39 anos como gestor da associação e cujo nome batiza o prédio da sede, e o comentarista político Samuel Celestino, presidente da ABI durante 25 anos. “Este quadro é repleto de sentimentos, e agora eu espero que todos que passem por esta sala e olhem para este retrato sintam o mesmo”, frisou Walter.

Nelson José de Carvalho definiu a entronização como “um dia histórico para a trajetória da ABI”, e se sentiu honrado por oferecer a honraria. “Quero reiterar minha gratidão a Walter Pinheiro pelo apoio e reconhecimento”, disse. Já o novo presidente da Associação Bahiana de Imprensa, o radialista e jornalista natural de Ipirá Ernesto Marques, não poupou elogios ao presidente da Tribuna da Bahia, salientando sua elegância e educação no trato com as pessoas e ao conduzir as reuniões da diretoria na ABI, além de sua fidelidade e capacidade de servir aos outros, não importando quando ou onde. “Devo confessar que a convivência com ele fez modelar meu estilo pessoal”, frisou. “Walter Pinheiro tem um carisma muito grande. Jamais ouvi alguém duvidar de seus valores. Sua gestão foi irretocável, com uma postura que passa credibilidade e honradez, em todos os aspectos”.

A Associação Bahiana de Imprensa-ABI também promoveu nesta sexta-feira, 17, a entrega de dezenas de cestas básicas para o Grupo de Assistência à Criança com Câncer, instituição filantrópica presidida pelo humanista Roberto Sá Meneses. O evento ocorreu na sede da ABI, no Ed. Ranulfo Oliveira, após o almoço de confraternização de de final de ano da diretoria da ABI e convidados. Fonte:G1



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga