» » Câmara de Vereadores participa de celebração pelo dia do padroeiro de Camaçari

A comunidade católica de Camaçari celebrou, nesta sexta-feira (07/01), o dia do padroeiro do município, São Thomaz de Cantuária, com uma programação de atividades litúrgicas que iniciou às 5h da manhã, com a tradicional alvorada, e encerrou com a missão campal, realizada na Praça Desembargador Montenegro, às 17h. A Câmara Municipal de Camaçari, representada por vereadores da cidade, participou das honrarias ao patrono intercessor, que nesta edição teve como tema “Pois todos sois um só em Cristo Jesus (Gálatas 3: 26)”.

Este ano um dos momentos mais aguardados pelos fiéis passou por ajustes por conta do contexto pandêmico: a procissão pelas ruas da cidade deu lugar a uma carreata, percorrendo o mesmo percurso, da Paróquia Santa Luzia, na Gleba C, até a Catedral de São Thomaz de Cantuária, na Praça Desembargador Montenegro, onde ocorreu o desfecho da celebração.

Os parlamentares prestigiaram a programação, unindo-se aos demais fiéis nas manifestações de gratidão pelos livramentos e nas orações pelos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou sofrem a perda de vítimas acometidas pelo novo coronavírus. Nas mensagens proferidas, predominaram o estímulo à esperança de dias melhores e pedidos por paz e união.

Após a carreata, a comunidade católica e cidadãos simpatizantes compareceram à missa campal, que foi ministrada pelo administrador apostólico da Diocese, Dom João Carlos Petrini. Em seu discurso, Petrini conclamou a população a atender o chamado do Papa Francisco, autoridade maior do catolicismo na terra, para agir pelo bem da família e de toda a sociedade. “O artesão é aquele que, mesmo com poucos recursos, usando as próprias mãos, vai construindo coisas admiráveis. Sejamos artesãos da paz”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Júnior Borges (DEM), destacou a importância da celebração para o povo católico, frisando o fato das homenagens estarem entre os principais eventos tradicionais da cidade. “O padroeiro da cidade de Camaçari, São Thomaz de Cantuária, mais uma vez sendo reverenciado pelo povo católico nesta data especial. A Câmara Municipal, como sempre, também está aqui fazendo parte dos festejos e prestando sua homenagem”, declarou.
Quem também fez questão de evidenciar a importância da data foi o vereador Tagner Cerqueira (PT), que aproveitou a ocasião para reforçar o pedido pelo fim da pandemia. “Estamos aqui para agradecer a Deus pelo dom da vida e para saudar o nosso padroeiro, a quem, ao mesmo tempo, também estamos pedindo que interceda pelo fim da pandemia e de todo sofrimento que ela nos trouxe. É dia de homenageá-lo e renovar a nossa fé nele”, concluiu.

Também compareceram à celebração, os vereadores Ivandel Pires (CIDADANIA), Dudu do Povo (CIDADANIA), Flávio Matos (DEM), Jamelão (CIDADANIA), Jamessom (PSL), Dentinho do Sindicato (PT), Dilson Magalhães Jr. (PSDB) e Vavau (PSB).

Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari
 www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga