» » » Lula tem 44% dos votos contra 24% de Bolsonaro, diz pesquisa

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança na corrida presidencial das eleições de 2022 e registrou 44% das intenções de voto, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL) que aparece em segundo lugar, de acordo com cenário estimulado para o primeiro turno da pesquisa Ipespe divulgada hoje sob encomenda da XP.

Na terceira posição, aparecem empatados com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 2%. No cenário sem a presença de Moro, Lula aparece com 44%, enquanto os demais candidatos somados têm 43%. Dentro da margem de erro, porém, não é possível dizer que Lula venceria no primeiro turno. A pesquisa XP/Ipespe foi realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro e ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A coleta das opiniões foi feita por telefone, e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022.


Veja abaixo o primeiro cenário testado pela pesquisa: 

Lula (PT): 44% 

Bolsonaro (PL): 24% 

Moro (Podemos): 8%

 Ciro (PDT): 8%

 Doria (PSDB): 2%

 Tebet (MDB): 1% 

Pacheco (PSD): 1% 

Vieira (Cidadania): 1%

 D'Ávila (Novo): 0% Não vão votar / Brancos e nulos: 8% Não souberam ou não responderam: 4%.


No segundo cenário mensurado pela pesquisa, sem Sergio Moro, Lula continua com os 44% e Bolsonaro registra 26%. Ciro Gomes vem na sequência, com 9%.



Pesquisa espontânea Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 35% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo lugar, com 23%, enquanto 26% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder. Juntos, os entrevistados que escolheram outros candidatos somaram 9%, e os brancos e nulos foram 6%. Simulações de segundo turno O levantamento XP/Ipespe também fez a simulação de cenários para o segundo turno. O ex-presidente Lula sai vencedor em todos eles. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos contra 30% do adversário. Nesse cenário, branco, nulos, não sabem ou não responderam somam 16%.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga