» »Unlabelled » Prefeito se reúne com equipe técnica da Sesau para avaliar Fila Zero

Uma avaliação positiva do Sesau Fila Zero, esse foi o resultado da reunião entre o prefeito Elinaldo Araújo e a equipe da Secretaria da Saúde (Sesau), na manhã desta quinta-feira (13/1). Na oportunidade, ainda foram tratados assuntos pertinentes à pasta, como a contratação de profissionais, ampliação da vacinação contra Covid-19, o Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança e o funcionamento de unidade para atender o surto da H3N2, da gripe Influenza.

No Sesau Fila Zero, a análise é que as pessoas estão chegando e saindo com as marcações ou até avaliadas por cirurgiões, a depender da especialidade. O sistema está rodando de forma informatizada e célere, além do público já estar saindo com o novo cartão do SUS, recadastrado no município. 

O prefeito Elinaldo destacou que está “muito satisfeito com essa avaliação e esse padrão de atendimento que a Sesau vai manter de seis a oito meses, até o término da ação”. O gestor municipal ainda aproveitou para autorizar a contratação de profissionais para recompor as equipes da Atenção Básica, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), que já foi realizado e as pessoas já estão classificadas.

Serão chamados, através da Secretaria da Administração (Secad), 85 profissionais ao todo, sendo: 17 odontólogos; oito atendentes de consultório dentário; 22 enfermeiros; 25 técnicos de enfermagem; um psicopedagogo; um terapeuta ocupacional; cinco atendentes de farmácia; cinco farmacêuticos; e um fonoaudiólogo.

A ampliação da vacinação contra a Covid-19 também foi tratada no encontro, e a partir deste final de semana estará sendo retomado o Drive-thru, para atender melhor a população. “Principalmente agora na dose de reforço. Como não foi feita de forma escalonada, como a 1ª e a 2ª dose, ou seja, o ministério autorizou a vacinação de todo mundo ao mesmo tempo, houve esse aumento na demanda nas nossas unidades. Estamos criando outras estratégias para atender melhor e vem também a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, onde estamos nos planejando para fazer de forma ordenada”, destacou o secretário da Sesau, Elias Natan.

Sobre o projeto de reabertura do PA Nova Aliança, com atendimentos de adultos, o projeto arquitetônico já está realizado para avançar no quesito e ter em breve essa ação. O que envolve ainda a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança, que será instalada no antigo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), próximo a Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar.

Em relação ao surto da gripe, a Sesau está se organizando para abrir a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gravatá para atendimento nos finais de semana. As unidades do município já estão funcionando de portas abertas, de segunda a sexta-feira, com equipe para atender as pessoas com sintomas tanto de gripe, quanto de Covid-19.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga