» » Roubo a ônibus tem diminuição pelo quinto ano consecutivo em SSA

Os roubos a ônibus seguem em queda pelo quinto ano consecutivo em Salvador. Em 2021 houve redução de 20,5% neste tipo de delito, comparado ao mesmo período de 2020. Em números absolutos foram 328 casos a menos.

A tendência de diminuição segue desde 2017, mas o destaque ficou para 2021, que computou o menor número de registros ao longo dos últimos cinco anos. Foram 1272 casos, média de 3,5 crimes por dia.


Entre 2017, 2018, 2019, 2020 foram formalizados 2.633, 2.046, 1.982 e 1600 assaltos a ônibus, respectivamente.


As atuações das polícias Militar e Civil, que incluem desde as ações repressivas e preventivas até as investigações e elucidações dos crimes, foram fatores determinantes para a queda desses índices.

“Fazemos uma análise dos dias e horários que acontecem esses crimes. Com base nessas informações, junto com a Operação Septem – que é formada por efetivos das unidades especializadas e independentes com escalas extras - preparamos as ações para intensificarmos o policiamento, principalmente nos locais mais demandados”, explicou o comandante da Operação Gemeos, major Valdino de Azevedo Silva.

De janeiro a dezembro de 2021, 228 pessoas envolvidas em roubos a ônibus foram presas e 46 adolescentes apreendidos durante abordagens da Gemeos em pontos de ônibus e dentro de transportes coletivos. Além desses números, 61 armas de fogo, 46 armas brancas e 53 simulacros foram aprendidos pela unidade nesses ambientes.


A fiscalização de camelôs e lojas de revenda de celulares também está na relação de ações desenvolvidas para coibir essa prática criminosa, como conta o titular do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), delegado João Roberto Cavadas.

"Esse é mais um método que utilizamos para combater receptadores de aparelhos telefônicos, que são os principais bens subtraídos em roubos a ônibus. E, por meio da Operação Madruga, que consiste em atuar nos pontos de maior incidência, empregamos nossas equipes nas primeiras horas do dia", declarou Cavadas.


Em maio de 2021 a Secretaria da Segurança Pública lançou o sistema Alerta Celular (alertacelular.ssp.ba.gov.br) com o objetivo de dificultar a revenda de aparelhos roubados e furtados e facilitar a devolução dos objetos para os proprietários. Até o início de dezembro do ano passado, 843 celulares subtraídos em ações criminosos e cadastrados na ferramenta foram recuperados.

A utilização dos sistemas de monitoramento de veículos é mais uma ação adotada pela Polícia Civil que tem por finalidade identificar e prender os criminosos que utilizam carros para fugirem após os roubos.

Apesar de todas as iniciativas por partes das instituições da SSP para reduzir ainda mais esses delitos, o delegado alerta a população sobre a necessidade da oficialização das ocorrências. “É importante que, não só os rodoviários compareçam ao Gerrc para formalizar o ocorrido, mas também todas as vítimas da ação criminosa. O registro da ocorrência é indispensável para que a polícia tenha conhecimento do fato delituoso e adote as medidas cabíveis”, completou.

Cadastro Alerta Celular

Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI - número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Fonte: Ascom/ Silvânia Nascimento

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga