» » Agricultura familiar é destaque na 2ª Expo Belo Campo

Um mix de alimentos da agricultura familiar, produzido no Território Sudoeste Baiano, pode ser degustado e adquirido durante a 2ª Expo Belo Campo, que começou quarta-feira (16) e segue até o próximo domingo (20), no Espaço de Eventos Dariel Ferraz, no município de Belo Campo. Um mix de alimentos da agricultura familiar, produzido no Território Sudoeste Baiano, pode ser degustado e adquirido durante a 2ª Expo Belo Campo, que começou quarta-feira (16) e segue até o próximo domingo (20), no Espaço de Eventos Dariel Ferraz, no município de Belo Campo.

Produtos como beiju, biscoito, mel, queijo, café, ovos, galinha caipira, doces e cachaça, além de verduras, hortaliças, frutas e artesanatos, estão sendo expostos e comercializados em mais de 70 barracas doadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O secretário da SDR, Josias Gomes, prestigiou a abertura oficial do evento e destacou que Belo Campo desponta no cenário estadual, como um município promissor no segmento da agricultura familiar, principalmente na produção de leite.

“A Expo Belo Campo é um evento extraordinário que só confirma o protagonismo da cidade, no que se refere ao desenvolvimento rural. Vimos que a produção de mandioca está em crescimento e há um aumento na produção de leite, por meio do melhoramento genético do rebanho. Também pudemos ver de perto a diversidade de produtos rurais que estão sendo vendidos nas barracas. Tudo isso é sensacional, pois alavanca a economia local e territorial, proporcionando mais renda e dignidade para os agricultores familiares”, afirmou o titular da SDR.

O Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, já investiu mais de R$ 3 milhões no município de Belo Campo. Os recursos repassados para associações, cooperativas e Prefeitura Municipal, são oriundos de projetos como o de Mecanização Rural, Rotas Produtivas e Bahia Produtiva.

De acordo com o prefeito do município, José Henrique Tigre (Quinho), “Belo Campo está num ciclo de desenvolvimento, e o apoio do Governo da Bahia nos ajuda a fomentar a agricultura familiar e a pecuária de leite. Nós temos pequenas propriedades que geram riqueza para o povo e contribuem muito para a nossa economia”.

Exposição

A 2ª Expo Belo Campo acontece até domingo (20) e reúne o segmento agropecuário e comercial do Sudoeste Baiano, sendo um espaço para novas oportunidades de negócios, incluindo torneio leiteiro e copa de marcha, além de cursos, palestras e leilões.

Mônica Ferraz, integrante do Grupo de Economia Solidária do município de Tremedal, informou que está expondo produtos de 40 famílias agricultoras e que a Expo Belo Campo além de gerar renda, contribui para autonomia dos homens e mulheres que vivem no campo. “Essa exposição fortalece a agricultura familiar e empondera o nosso povo. Trouxemos doce de leite, banana de diversas qualidades, limão, abóbora, quiabo, hortaliças, frutas e outros alimentos, todos produzidos de maneira natural e benéfica para saúde”.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga