» » Defesa Civil realiza ação de prevenção a incêndios em Arembepe

                                        
A Defesa Civil atua na prevenção contra incêndios na vegetação e, para isso, realizou uma ação de panfletagem nesta sexta-feira (11/2), em Arembepe, a partir do Parque do Cacimbão. O objetivo do órgão é conscientizar para a preservação do meio ambiente, principalmente no período da alta estação, que é o verão.

A região do Parque do Cacimbão foi escolhida para início da ação por ser uma área de mata atlântica onde tem uma história significativa para Arembepe. “O Cacimbão representa um passado para essa população, então proteger essa mata é importante para todos nós. Aqui teve, na semana passada um incêndio, que nota-se que foi um incêndio provocado por alguém, porque não tinha como pegar sozinho, já que o sol não estava tão forte. Então a gente vai fazer a panfletagem para conscientizar o cidadão que deve e tem que proteger as matas nativas, a vegetação”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.
Dentre os motivos destacados pelo órgão para a ação, está a preservação da fauna, flora e das nascentes. Os incêndios ainda geram fumaça, que é tóxica e as pessoas com problemas respiratórios podem vir a passar mal, especialmente agora, durante o período da pandemia por Covid-19, em que há muitas pessoas se recuperando.

A iniciativa contou com 12 pessoas atuando na entrega de panfletos e na orientação sobre como evitar incêndios, já que a maioria é provocado pelo homem, seja criminoso ou sem intenção, mas muitas vezes de forma irresponsável. A equipe percorreu diversos pontos da localidade, como as praças Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras) e Tia Deja (antiga dos Coqueiros).

O material distribuído convida a população a tomar simples atitudes na colaboração com a prevenção aos incêndios florestais ou em vegetação, como: de não lançar bitucas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão, evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos e não jogar vidros ou outros tipos de lixo na vegetação.
O morador da região do Cacimbão, Rubenilson Souza Santos, 68 anos, fez uma avaliação positiva da ação, “Ótimo! Isso aí não tenha dúvida, estava precisando fazer mesmo esse trabalho. Teve queima aqui essa semana passada, é muito importante preservar a natureza”. Opinião que também é compartilhada pelo empresário local, Roque Gomes, 53 anos, “a gente agradece porque é até risco para o comércio. É bom para esclarecer as pessoas e evitar esse tipo de acidente”.

A Defesa Civil realizará as ações em outros locais, o próximo será Jauá e a iniciativa deve percorrer toda a costa. Em caso de incêndio, as pessoas devem contatar o órgão através dos números 199, ou do corporativo (71) 99981-3641, ou ainda pelo telefone do coordenador Ivanaldo Soares, (71) 99922-3433.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga