» » Em 29 dias, Sesau Fila Zero já realizou mais de 22 mil procedimentos

O Sesau Fila Zero não para de avançar. Em 29 dias, que corresponde ao período do dia 10 de janeiro, quando foi iniciado, até o dia 11 de fevereiro, a ação já realizou 22.356 procedimentos, entre consultas, exames, avaliações pré-cirúrgicas e cirurgias eletivas. Isso dá um total de pouco mais de 770 procedimentos por dia. O Sesau Fila Zero tem a meta de zerar a fila da espera acumulada durante setembro de 2019 e agosto de 2021, intervalo de tempo em que ocorreram os pontos altos da pandemia da Covid-19. Por dia, são atendidas 350 pessoas, sendo 100 pré-operatórios e 250 para exames e consultas.
Até o momento, já foram realizadas 50 cirurgias de catarata que estavam na fila de espera. Ao todo, são cerca de 4 mil procedimentos cirúrgicos, entre oftalmológicos, urológicos, ortopédicos, ginecológicos, vasculares, cirurgia geral, e etc. No total, são cerca de 10 especialidades diferentes e quase 30 subespecialidades. Até a próxima semana serão iniciadas novas cirurgias, como de hérnias, histerectomia (mioma), laqueadura, proctológicas, de cisto vaginal, e plástica vaginal. Ainda em março, devem ser começar também as cirurgias ortopédicas.

Secretário da Saúde, Elias Natan comemora o bom andamento da ação e enfatizou mais uma vez que, “o Sesau Fila Zero está atendendo os pacientes que estão na fila de espera entre setembro de 2019 e agosto de 2021. Nossa equipe tem ligado para essas pessoas e marcado o dia delas serem atendidas pelo programa. Mas, caso o cidadão esteja na fila de espera nesse período e não recebeu nenhuma ligação ou mensagem, pedimos que ele entre em contato pelo call center da Ouvidoria SUS, o 156, ou vá até a sua unidade de saúde. Pois, muitos cadastros estão com o número de telefone desatualizado e com isso há pessoas que não estamos conseguindo contato”.

Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito explicou que, “novas marcações de exames, consultas ou cirurgias eletivas têm ocorrido na demanda diária da Secretaria da Saúde. O Sesau Fila Zero está atuando na demanda reprimida. Enquanto isso, novos procedimentos têm sido atendidos rotineiramente na agenda atual da Sesau e dos prestadores credenciados”.

Foto: Arquivo

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga