Do cenário analisado para compor as chapas eleitorais, neste momento levam vantagem pela base governista, Dr Pitagoras, que tem a confiança do deputado federal Cacá Leão, filho do vice governador João Leão e teria no comando da prefeitura uma aliada do PT, a vice Marivalda. Do lado da Oposição, a chance de Elinaldo é pequena.
Apesar de concentrar 41.87% do PIB estadual, e ser metrópole mais rica do Norte-Nordeste, a RMS nunca teve um governador ou vice da região.
Deputadas
A possibilidade dos prefeitos de Candeias e Camaçari se lançarem a vice na chapa governista e oposicionista modificando o comando das duas cidades eleva às primeiras damas a condição de candidatas à deputada estadual. Segundo o site do TSE, a RMS representa o perfil do eleitorado majoritariamente feminino, sendo 52,4% eleitoras e 47,5% de eleitores.
Soraia Cabral, que é atualmente Secretária de Desenvolvimento Social, tendo sido Assistente Social em São Francisco do Conde e Madre de Deus, teria espaço aberto pelo PP para representar a região, já que a base governista comanda também as cidades de Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Santo Amaro que não tem nenhuma deputada atualmente.
Em Camaçari, a mulher do prefeito Elinaldo, Ivana Paula, seria lançada pelo (DEM/UB) para contrapor a candidatura de Ivoneide Caetano (PT), que foi derrotada por Elinaldo, mas abocanhou 53 mil votos. Há ainda Kátia Oliveira, que já é deputada, e está na lista dos favoritos e favoritas para conquistar a reeleição.Fonte:Informe Baiano