» » TV Câmara de Camaçari completa 15 anos celebrando trajetória de protagonismo e avanços

Nesta quarta-feira (16/02), a TV Câmara de Camaçari completa 15 anos de fundação com uma trajetória de protagonismo e de inovação para a cidade no que diz respeito ao universo da comunicação pública. Ao ser instalada de forma experimental, no ano de 2007, por iniciativa da então presidente da Casa Legislativa, Luiza Maia, alcançou status de primeira TV legislativa implantada fora de capitais de todo o norte e nordeste.
A TV faz parte da estrutura de comunicação da Câmara, estando ligada à Diretoria de Comunicação. Parte do seu processo de implantação teve como contribuição a troca de experiências em visitas feitas à cidade de Bauru, em São Paulo, onde foi implantada a primeira programação televisiva gerada por uma casa legislativa. Lá foram coletadas informações que foram utilizadas para a implantação do canal de comunicação em Camaçari.

O jornalista Geraldo Honorato foi o primeiro diretor da TV e o responsável pela estruturação inicial, desde a criação da grade de programas, administração da equipe, até projetos e verbas para garantir a funcionamento da TV a longo prazo.
Ele conta que houve certa desconfiança em investir no novo projeto. “A gente não tinha uma cidade aqui na Bahia para se espelhar, para ter como modelo ou referência. Nós fomos absolutamente pioneiros na implantação de um canal de TV Legislativa”, pontuou Geraldo. Mas, ainda segundo ele, apesar das inseguranças, a gestão da época apostou e garantiu toda estrutura necessária. “Camaçari naquele momento saiu na frente em toda a Bahia, aliás em todo o Nordeste, em toda a região Norte, implantando a sua TV Câmara Legislativa”, finalizou.
Vencidas as etapas iniciais de implantação e já em funcionamento, a TV Câmara passou a criar grande expectativa nos vereadores e na própria população, que passou a ter uma aproximação maior com o trabalho feito pelo Legislativo. No início, a programação consistia basicamente na transmissão das sessões em plenário. A jornalista Ivani Gonçalves fez parte dessa época inicial e era a responsável por fazer a abertura da transmissão das sessões.

Ela lembra que as limitações técnicas eram grandes e que a equipe precisava improvisar em alguns momentos para que o trabalho fosse realizado. “Tínhamos que lançar mão do improviso em muitos momentos. Lembro que contávamos apenas com uma câmera e, ao fazer a cobertura, eu precisava sair de fininho do enquadramento porque o equipamento não girava, ficava direcionado para a Mesa Diretora no plenário”, lembrou.
 
JORNAL DA CÂMARA E NOVOS PROGRAMAS

No ano de 2009, a TV deu mais um passo de qualidade e começou a produzir novos programas, como o Jornal da Câmara, que era apresentado ao vivo, o Camaçari em Debate, que trazia convidados para debater sobre temas diversos, e o Resumo da Semana, que fazia um apanhado de como tinha sido o trabalho legislativo. De lá para cá, a programação foi passando por diversas modificações, com a inserção de novos programas como o Pé da Estrada, Perfil Político, Camaçari do Alto, o Musicidade, dentre outros.
Para Hugo Serravale, que exerceu a função de Gerente de Jornalismo, os maiores desafios na época eram a falta de equipamentos modernos na área técnica, ausência de cenários adequados para a realização dos programas da grade da TV e a baixa oferta de profissionais qualificados para operar os equipamentos. Ele contou que, por ter feito parte da direção do Sindicato dos Radialistas da Bahia, conseguiu articular a vinda de cursos de qualificação para formar novos profissionais na cidade que posteriormente vieram a fazer parte dos quadros da TV Câmara. “Nós buscamos deixar um legado de profissionalização marcante para a TV. Aqui é importante citar o saudoso companheiro Antônio Arcanjo, que foi um entusiasta da TV Câmara e também contribuiu de maneira positiva para a história da TV Legislativa”, complementou.
O atual gerente técnico da TV, Valber Jorge, também segue desde a implantação do canal legislativo e conta que os desafios enfrentados sempre foram impulsionadores de novas conquistas. “Lá no início de tudo, nossa equipe técnica inicial era formada por mim e por Rosivaldo Cavalcante, Eduardo Cavalcante (Guri) e Valdenilson Alves, que tivemos o desafio de iniciar os trabalhos da TV. O trabalho era árduo, mas aqui estamos com a TV no ar”, celebrou.

A primeira apresentadora do Jornal da Câmara foi a jornalista Jany Silva. Atualmente exercendo a função de Gerente de Jornalismo, Jany vivenciou muitos momentos importantes e citou algumas conquistas. “A equipe atual é maior, os equipamentos mais modernos, qualidade melhor de som e imagem, estúdio pronto para gravar até seis programas diferentes, Comunicação e TV atuando de forma mais uniforme, ampliação dos canais de acesso à informação para que o cidadão possa ficar por dentro do que acontece na Câmara. Esses avanços representam o comprometimento em aproximar a população do Legislativo”, avaliou.
 
EQUIPE FIXA DE JORNALISMO E SINAL DIGITAL

Em 2013, a trajetória da TV Câmara de Camaçari teve mais um capítulo de mudança, já que o sinal passou a ser distribuído através do canal 53 da TV Litorânea (A Cabo), atendendo a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que orientava que canais com conteúdo afins ficassem na mesma faixa de transmissão.

Em 2016, a Câmara Municipal realizou concurso público com oferta de vagas para a profissionais da área de Comunicação com lotação na TV Câmara. Com a nomeação dos profissionais, o quadro ganhou repórteres, editores de texto, produtores fixos, dando mais um avanço para a construção da identidade e fortalecendo o trabalho realizado pelo canal.

A repórter Fernanda Santana é uma das servidoras efetivas do quadro da TV Câmara. Para ela, a formação de uma equipe a partir de uma seleção aberta definida por critérios objetivos garante a pluralidade. “A TV Câmara de Camaçari é assim. A diversidade favorece os diferentes olhares sobre os temas sociais e, portanto, gera uma comunicação mais próxima da população”, afirmou. Ela mencionou que a meta é sempre fazer com que o cidadão entenda exatamente o que foi votado e aprovado dentro da casa legislativa. “A gente mostra como o cotidiano da Câmara impacta na vida da população. É uma conquista saber que uma matéria, que eu fiz, de alguma forma, trouxe reflexão para a população”, complementou.

Em 2017, a TV passa por mais uma mudança. Ela passou a ser transmitida em sinal digital, através do Canal 25.1 da TV Litorânea. Além disso, também ocorreram outras ações importantes que garantiram uma TV Legislativa mais moderna, como a renovação de todo o aparato tecnológico de produção, captação e edição do conteúdo produzido.

O ex-diretor da TV, o jornalista Fernando Santana, foi um dos responsáveis por esse processo. “Com a modernização técnica, conseguimos fazer a primeira transmissão ao vivo de um evento realizado fora da Câmara, que foi o desfile de 07 de Setembro”, citou. Para ele, a TV se tornou ainda mais democrática, pois passou a ter atuação também nas redes socias. “Isso possibilitou que qualquer pessoa com um celular na mão pudesse assistir à programação”, contou. Até aquele momento, só os assinantes da TV Litorânea conseguiam ver os programas.
 
EXPECTATIVAS PARA UM FUTURO AINDA MAIS MODERNO

Atualmente, a TV está sob a coordenação do jornalista Henrique da Mata, que tem grandes expectativas. “Estamos em fase de formação de nova programação, retomando programas que já existiam em novos formatos, como o Esporte Total que chega em formato de podcast. Seguimos pensando em novas atrações que trarão diversidade de temas e ampliarão a audiência para públicos diversos. Serão muitas novidades para o novo ano”, contou.

Para o atual gerente técnico da TV, Valber Jorge, o principal desafio dos últimos dois anos foi a pandemia, que exigiu nova adaptação da equipe. “Foi surpreendente, pois tivemos que nos reinventar e acabamos produzindo mais. Mas isso foi possível porque a TV Câmara conta com equipamentos modernos que ajudam na realização de um trabalho de qualidade, mesmo à distância”, acrescentou. Para ele, o próximo passo é garantir a transmissão da TV em sinal aberto. “Isso vai tornar a TV Câmara ainda mais moderna e democrática”, cravou.

O diretor de Comunicação da Câmara, o jornalista Daniel Fonseca, vê com grande expectativa os planos para o canal. Ele lembrou a aprovação do Projeto de Lei que cria a Fundação Dilson Magalhães da Rede Legislativa de Comunicação, instituição que, entre outras funções, irá implantar os serviços de radiodifusão sonora, sons e imagens, com fins informativos, educativos e culturais. Também fará parte do seu escopo recolher, organizar e preservar o acervo documental e disponibilizar suporte pedagógico e de natureza técnico-científica.

“A Fundação representará um passo importante para a comunicação da Câmara. Ela permitirá incrementar os trabalhos na TV, abrindo novos horizontes e trazendo possibilidades, como a implantação da Rádio Câmara, por exemplo. Temos um planejamento de modernização e de fortalecimento, pois acreditamos que a comunicação é um pilar essencial para a consolidação de um Poder Legislativo conectado com as demandas da sociedade”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Júnior Borges (DEM) reforçou a importância do papel da TV para a sociedade de Camaçari e reafirmou o compromisso com a modernização e fortalecimento do canal. Para ele, levar informações sobre o que acontece no Legislativo é de fundamental importância dentro de um processo democrático e transparente. Ele defende que a população precisa estar ciente de tudo que acontece no parlamento municipal.

“É um direito do povo e é dever nosso garantir que isso aconteça permanentemente. Em todos esses anos de atuação, a TV Câmara tem mostrado os bastidores das principais decisões que afetam a vida das pessoas e a nossa gestão tem se esforçado para aproximar ainda mais o dia a dia dos vereadores das pessoas e das comunidades. A TV Câmara é uma ferramenta essencial, é o elo entre o Poder Legislativo e o povo da nossa cidade, e no que depender da nossa gestão ela continuará firme e forte em seu papel de mostrar tudo que acontece nesta Casa”, finalizou.
Diretoria de Comunicação
Câmara Municipal Camaçari
 www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com
+ 55 71 3621-6150
Acesse nosso Flickr: http://www.flickr.com/photos/ascomcmcamacari/
Nos siga no Twitter: http://twitter.com/ascomcmcamacari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga