» » 2º dia da Jornada Pedagógica 2022 reúne profissionais do ensino fundamental

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Nesta sexta-feira (4/3), a Secretaria da Educação (Seduc) deu continuidade à Jornada Pedagógica 2022, ocasião em que as reflexões sobre a concepção de uma escola presente em cenários de esperança convergiram para o contexto dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Durante os ateliês temáticos promovidos no segundo dia de evento, um olhar atento ao novo momento possibilitou a elaboração coletiva de um inventário de novas necessidades - no campo do acolhimento e da aprendizagem - a partir das quais as abordagens pedagógicas
 devem ser pautadas, consolidando a escola como espaço de afeto, cuidado, desenvolvimento e sociabilidade.

Ao abrir a programação, a secretária da Educação, Neurilene Martins, evidenciou a relevância da articulação coletiva da rede, que, do holístico ao específico, vem construindo colaborativamente soluções inovadoras para problemas do tempo presente. “Iniciamos ontem nossa Jornada Pedagógica na dimensão da Rede Pública Municipal de Ensino e hoje acordamos todos marcados pelas experiências de autoformação. No segundo dia, retomamos esse processo de desenvolvimento da atuação pedagógica, compreendendo que esse compartilhamento, essa interação da rede, é essencial para a qualificação da educação em cenários de esperança”, declarou.

Durante a manhã, as palestras ficaram por conta das professoras Dra. Iris Verena e Mestra Elizabete Monteiro, em uma mesa mediada pelo professor Mestre Marcio Vila Flor. “De que forma vamos transformar esperança em ação? É preciso planejar, montar a rotina da sala de aula, considerando o contexto da alfabetização. Nossas práticas pedagógicas devem ter coerência com a realidade dos estudantes e é essa realidade que deve ser a base do estímulo à produção autoral, a partir de projetos de investigação”, declarou Monteiro, apontando caminhos práticos para a qualificação da educação.

Pela tarde, os anos finais do Ensino Fundamental foram o foco das explanações. Com palestra do professor Dr. Roberto Sidnei Macedo e mediação da especialista Cristiana Ferreira, o Ateliê IV abordou, entre outros temas, a aprendizagem de valores e a importância da formação permanente dos educadores. “Os saberes sociotécnicos nunca deverão deixar de ser valorados pela escola, mas eles não podem estar completos em sua valoração se não se apresentarem também como valores éticos e morais”, destacou o professor Sidnei, acrescentando que “todos nós existimos aprendendo, inclusive a própria escola, como organização aprendente”.


O conteúdo apresentado na jornada agradou o público, a exemplo da professora da Escola Municipal Caminho do Mar, Claudia Santana. “A Secretaria da Educação acerta ao promover uma Jornada Pedagógica com temáticas e exposições tão pertinentes e necessárias. Ela vem carregada de uma motivação muito nobre, que, entre outras coisas, busca nos aproximar mais da comunidade, ao tempo em que reconhece e valoriza o nosso trabalho, que é árduo. Isso resgata a nossa força de vontade e nos impulsiona a prosseguir”, avaliou a professora.

A Jornada Pedagógica 2022 encerra neste sábado (5/3), com o Ateliê V, cuja programação é dedicada aos profissionais não docentes. Todo evento está sendo transmitido e disponibilizado no canal da Diretoria Pedagógica da Seduc no YouTube: 
https://www.youtube.com/channel/UCqS69MGjRb2tgfGjJnUyx4A

Foto: Adeilson Carvalho







«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga