» » Chuvas continuam provocando estragos em Salvador

Moradores de pelo menos cinco localidades estão em estado de alerta e já estão monitorados.
Foto: Romildo de Jesus

Os temporais que começaram na manhã do último sábado (16) continuam a atingir Salvador. Para muitos soteropolitanos, a semana começou com ruas alagadas em diversas localidades, como o Caminho de Areia e a Calçada, na Cidade Baixa, onde alguns moradores enfrentaram dificuldades para sair de suas casas. No bairro do Pero Vaz, a queda de um muro causou um deslizamento de terra que interditou algumas casas vizinhas. O mau tempo, provocado por uma frente fria que veio do Sudeste, também interrompeu a travessia das lanchinhas entre Salvador e Mar Grande.

Para os moradores de pelo menos cinco localidades consideradas de risco para deslizamentos, como Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato), a situação ficou ainda mais preocupante, quando a Defesa Civil de Salvador (Codesal) fez soar as sirenes instaladas nesses pontos, para que deixassem as casas e procurassem os abrigos mobilizados em escolas públicas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Ainda não há relatórios sobre desabrigados por conta da tempestade.

O aguaceiro impressiona: de acordo com a Defesa Civil, neste final de semana choveu metade do esperado para o mês de abril inteiro. Até o fechamento desta edição, a pasta registrou 286 ocorrências, sendo 65 ameaças de deslizamento, 59 deslizamentos de terra e 35 ameaças de desabamento. A prefeitura-bairro que relatou mais incidentes foi a Liberdade, com 63 registros, seguida pelo Subúrbio Ferroviário e Ilhas, que encaminhou 46 solicitações. Vale lembrar que a Codesal está de plantão 24h para atender a população e qualquer dificuldade pode ser relatada através do número 199.

E quem já está pensando em fazer alguma coisa no feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21), pode separar o guarda-chuva: o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou que o toró deve continuar caindo na capital baiana. O litoral está com um alerta de perigo para temporais, com precipitações que podem ultrapassar os 100mm e 200mm em algumas localidades. Para hoje, amanhã e quinta, a previsão é de que as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia. O sol deve aparecer de forma tímida na sexta-feira (22), mas ainda assim a chuva pode dar as caras.

Além da Grande Salvador, que tem altas chances de ultrapassar ainda nesta semana a média de 285 mm esperada para o mês de abril, as fortes chuvas devem alcançar outros pontos da Bahia, como o Recôncavo, e as regiões Sul e Sudeste, diminuindo de intensidade ao decorrer dos próximos dias.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga