» » Coluna do Meio: Lulão invade aniversário de Carlos Muniz, mulheres vice-governadoras e os 7 vereadores mais bem avaliados de Salvador

1. Causa animal: Marcelle Moraes deverá ser secretária na gestão de Bruno Reis e apoiará o deputado estadual Leo Prates, que esse ano disputará uma vaga para Câmara Federal. Quem também será beneficiado com a investida é o vereador suplente Palhinha (União), que permanece na Casa Legislativa municipal, já que Kiki Bispo (União) deixará a SEMPRE.

2. Um amplo estudo político feito recentemente em Salvador apresenta diversas curiosidades. Entre elas, os vereadores com melhor avaliação em suas respectivas comunidades e também com maior possibilidade de transferência de votos. Esse mesmo estudo também aponta quem está na mira do povo.

3. Anderson Ninho (região de Pau da Lima), Duda Sanches (região de São Cristóvão), Hélio Ferreira (região de Tancredo Neves), Marcelo Maia (região de Brotas), Palhinha (região do Subúrbio), Sandro Bahiense (região da Liberdade) e Suíca (região de Pernambués) tem as melhores avaliações por territórios. Ambos teriam potencial em entregar ao seu deputado pelo menos 50% dos votos que tiveram, na última eleição, nos respectivos distritos.

4. Na contramão: É bom o novato Átila do Congo se ligar porque do jeito que está vai passar longe da votação que precisa para conseguir a sonhada reeleição. Seu potencial de transferência seria menor que 15%. Ou seja, se Átila teve 1 mil votos em sua região, consegue transferir, no máximo, 150 votos.

5. Gol de placa: pré-candidato a deputado federal, o ex-prefeito de Irecê Luizinho Sobral (PSC) conseguiu um importante apoio para sua guerra eleitoral. Trata-se de Marcelo Maia, vereador e legítimo representante de Brotas, um dos maiores bairros da capital baiana. O edil também ampliou consideravelmente sua área de atuação.

Luizinho Sobral e Marcelo Maia

6. Também do PSC e igualmente pré-candidato a deputado federal, Héber Santana contratou o camisa 10 da Câmara Municipal, Ricardo Almeida, para reforçar sua campanha. Ricardo será candidato a deputado estadual e vai dobrar com Heber de ponta a ponta, em todas as suas igrejas e bairros. Estamos falando de pelo menos 5 mil votos a mais na conta de Heber.

7. O secretário estadual de Articulação Política Luiz Caetano (PT) invadiu a festa de aniversário do vereador de Salvador, Carlos Muniz (PTB), com o seu fusca apelidado Lulão. No banco traseiro estavam o pré-candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e seu filho, provável futuro deputado estadual, Matheus Ferreira (MDB). No banco da frente o comando foi da pré-candidata a deputada federal Ivoneide (PT), que deverá ser uma das mais votadas da Bahia. O som que tocava na chegada ao evento foi “Lula lá, Jerônimo cá”.

Lulão na festa de Carlos Muniz

8. Inclusive, esse evento contou com celebridades de diversos campos políticos. Disseram que essa semana vai rolar uma BOMBA na Câmara soteropolitana.

9. Para entender o rompimento de Geraldo Júnior com ACM Neto é fundamental também conhecer a história da política baiana e o jogo empresarial soteropolitano. Portanto, a conta não é simples e há muitos interesses. Por exemplo, Salvador não tem mais terras. Já falei demais.

10. Lorena Brandão, ex-vereadora de Salvador e terrivelmente evangélica, deverá ser vice-governadora na chapa liderada por João Roma (PL). No Senado, o nome é Dra. Raíssa Soares (PL). O bolsonarismo, então, discute o voto feminino em um estado onde a maioria da população é composta por mulheres. Portanto, cai por terra qualquer tentativa de chamar na Bahia o time do presidente de machista e misógino.

11. Roma, portanto, mata dois coelhos de uma cajadada só e mostra que é um exímio estrategista político. Isso porque traz para o seu lado não somente a representação feminina, mas também o voto dos evangélicos.

12. Atentas, lideranças ligadas ao pré-candidato a governador ACM Neto reconhecem a jogada de excelência e afirmam ser inconcebível não ter uma mulher, de preferência evangélica, na chapa do União Brasil. Nos bastidores, os republicanos já avisaram: “temos a ex-vereadora e pré-candidata a deputada federal Rogéria Santos”. Outra nova opção da legenda seria o pastor Samuel Júnior, que tem a simpatia da maioria esmagadora dos políticos e goza de excelente avaliação no seu “mandato evangélico”, mas não atende o critério feminino.

13. Após o governador Rui Costa revelar números de uma suposta pesquisa interna na rádio Metrópole FM, o escritório Ismerim Advogados Associados, representante do União Brasil, entrou com uma ação contra o petista por divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro. Atenção jornalistas que divulgaram os números, a multa é altíssima.

14. Nesta segunda-feira, final da tarde, acontece a posse do desembargador Roberto Maynart Frank no TRE. O mesmo deverá ser em breve presidente da Corte.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga