» » Pastor faz pregação em cima da Pedra de Xangô e liderança religiosa vê como "provocação"; veja vídeo

Espaço é historicamente frequentado por pessoas de religiões de matriz africana, considerado sagrado.

Foto: Gabriel Silveira

Em uma situação no mínimo inusitada, um pastor evangélico escalou a imponente Pedra de Xangô, com cerca de oito metros de altura, e proclamou, em voz alta, pregações religiosas. O episódio, ocorrido na última quarta-feira (14), em Salvador, chamou a atenção de lideranças negras por ser um espaço historicamente frequentado por pessoas de religiões de matriz africana, considerado sagrado.

O presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro, afirmou que, entre a comunidade de terreiro, a ação repercutiu como uma "provocação". "Fica muito evidente para nós que o fato de ele ter subido, embora tenha direito, e ainda que não nos tenha ofendido diretamente, foi para afrontar. Não tem sentido, a gente faz isso historicamente. Soou como um insulto, uma provocação. Isso nos preocupa", disse.

Monteiro também indicou que a subida na pedra pode ter prejudicado o monumento. Segundo ele, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) enviou técnicos para vistoriar o patrimônio cultural anteriormente, que identificaram rachaduras na estrutura. "A depender de onde as pessoas coloquem o peso no corpo, pode aumentar o processo de desgaste destas partes e ainda causar um acidente", avaliou.

Além disso, o presidente da AFA ressaltou que a presença do pastor no local é inadequada, uma vez que, por causa de obras, a área está com o trânsito de pessoas restrito.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga