» » 57 pacientes internados nas UPAs e PAs de Camaçari aguardam Regulação Estadual

Siga-nos no instagram @tvconexao33



Até o dia 10 de maio, 57 pacientes internados nas unidades de urgência e emergência de Camaçari, são elas as Unidades de Prontos Atendimentos (UPAs) e Prontos Atendimentos (PAs), aguardavam transferência da Central de Regulação Estadual para um hospital de referência. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Saúde (Sesau) do município.

Nas últimas semanas, várias pessoas têm feito ações nas redes sociais e mídias da cidade pedindo ajuda para conseguir a transferência de parentes ou conhecidos internados nas unidades de emergência e urgência de Camaçari. Sempre os pedidos são direcionados à Secretaria da Saúde e à Prefeitura de Camaçari. “Porém, a transferência desses pacientes não é feita pela Regulação Municipal, infelizmente. A mesma só pode ser feita pela Central de Regulação do Estado, pois é o Estado quem regula essas vagas nos hospitais de referências”, explicou Elias Natan, titular da pasta da Saúde.

A Sesau ainda explica que a Regulação Municipal tem autonomia apenas para regular os pacientes nos serviços próprios ou conveniados com o município. “Digamos que o paciente entrou na UPA e precise realizar um exame específico. Nesse caso, nós da Regulação Municipal é quem fazemos a marcação para rede própria ou conveniada. Mas, quando o caso é de transferência para um hospital de referência, somente o Estado pode resolver”, detalhou Elba Brito, diretora de Controle e Regulação do SUS em Camaçari.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga