» » Fundação do Livro e Leitura oferece palestras, contações e apresentações teatrais circenses no mês de junho

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Atividades começam nesta quarta-feira (1/6) e seguem até o último sábado do mês, no dia 25/6, com o tradicional Clube do Livro que neste mês discute a obra de "O som do rugido da onça”, de Micheliny Verunschk, em parceria com o Clube Leia Mulheres



 A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a agenda de atividades gratuitas para o mês de junho que acontecem de forma presencial e on-line, algumas delas voltadas para os alunos de escolas públicas da cidade.

A primeira atividade acontece nesta quarta-feira (1/6), com a apresentação do espetáculo de teatro De Lucca Circus em duas escolas municipais de Ribeirão Preto. A primeira acontece na EMEF Antônio Palocci (CAIC), às 8h. No período da tarde, o espetáculo acontece na EMEF Professora Maria Ignêz Lopes Rossi, às 13h40. Na quinta-feira, mais apresentações para as crianças da EMEF Doutor Júlio César Voltarelli – em dois horários: às 10h e às 15h. Todas as atividades são exclusivas para os estudantes e fazem parte das ações preparatórias da 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto que acontece de 20 a 28 de agosto, de forma híbrida.

Palestra e muita história
Na semana seguinte, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto oferece mais duas atividades para estudantes. Na quinta-feira (9/6), será realizada a palestra “Direitos LGBTQIA+ e as conquistas sociais ao longo do tempo”, com Maria Eugênia Biffi, em dois horários, às 9h e às 11h, na “E.E.Doutor Guimarães Júnior. Advogada e mestra em gestão de Políticas Públicas e Projetos de Desenvolvimento, Maria Eugênia Biffi é também professora universitária e representante regional da Comissão da Mulher Advogada da OAB do Estado de São Paulo e idealizadora dos projetos “Ribeirão+Colorida”, “Emprego com Orgulho” e “Maria, me explica Direito”. O encontro, realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, é exclusivo para alunos da escola.

E na sexta-feira (10/6) é dia de contação de histórias e saber um pouco mais sobre “Ana e a Semana: pequena história do modernismo em 1922”, com a contadora e atriz, Gracyela Gitirana. A apresentação acontece às 8h e às 14h. A atividade celebra o centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, que está sendo homenageada durante todo o ano de 2022 pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A contação de história é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e é exclusiva para os alunos da EMEF Dr. Faustino Jarruche.

Clube do Livro
E para encerrar a agenda do mês, no dia 25/6 (sábado), acontece o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura. Porém, nesse mês de junho será diferente: terá a participação do grupo “Leia Mulheres”. O livro escolhido para o debate será “O som do rugido da onça”, da escritora e historiadora brasileira, Micheliny Verunschk. O encontro acontece virtualmente na plataforma de reuniões Zoom, https://us02web.zoom.us/j/86908010404, às 16h.

O romance se passa em 1817 e conta a história de Spix e Martius, que desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país. Após três anos, os exploradores voltaram a Munique, na Alemanha, levando consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina indígenas, que morreram pouco tempo depois.

SERVIÇO:
De Lucca Circus
, com De Lucca, ator circense
Data: 1 e 2 de junho, quarta e quinta-feira
Horário: 8h e 13h40 (1º dia), e 10h e 15h (2º dia);
Local: EMEF Antônio Palocci, EMEF Professora Maria Ignêz Lopes Rossi e EMEF Doutor Júlio César Voltarelli.
*Atividade exclusiva para alunos

Palestra
“Direitos LGBTQIA+ e as conquistas sociais ao longo do tempo”, com Maria Eugenia Biffi
Data: 9 de junho, quinta-feira
Horário: 9h e 11h
Local: E.E. Doutor Guimarães Júnior
*Atividade exclusiva para alunos

Contação de História
“Ana e a Semana: pequena história do modernismo em 1922”, com Gracyela Gitirana
Data: 10 de junho, sexta-feira
Horário: 8h e 14h
Local: EMEF Dr. Faustino Jarruche
*Atividade exclusiva para alunos

Clube do Livro
“O som do rugido da onça”, de Micheliny Verunschk, com Gabriela Pedrão e grupo Leia Mulheres
Data: 25 de junho, sábado
Horário: 16h
Local: plataforma de reuniões Zoom - 
https://us02web.zoom.us/j/86908010404,
*Atividade aberta e gratuita


Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga