» » Anísio Teixeira recebe tarde de oficinas para alunos dos 7º, 8º e 9º anos

Cerca de 350 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira receberam na tarde desta terça-feira a presença do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). O coletivo promoveu palestras nas turmas do 7º ao 9º anos, a fim de mobilizar jovens estudantes entre 10 e 17 anos para atuarem como multiplicadores da agenda do Fórum Municipal do Adolescente, planejado para novembro.


Pela manhã, o GTC realizou o mesmo trabalho para 395 alunos do 6º ao 9º anos, da Escola Municipal Denise Tavares. Cada pasta municipal levou um conteúdo a ser trabalhado com os jovens. As secretarias desenvolveram diversas atividades, a da Cultura (Secult) promoveu contação de história musicada, por meio dos contos “De Todas as Cores” e “A Terapia do Professor”; a de Relações Institucionais (Serin) mobilizou os estudantes em torno do projeto de vida; e a do Esportes Lazer e Juventude (Sejuv) realizou a palestra “Acolhendo no Esporte”; enquanto que a do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef), conversou sobre o bullying no ambiente escolar; e a da Saúde (Sesau) tratou sobre saúde bucal.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) apostou na mobilização da garotada através da oficina de percussão. Marcos Antônio Freitas, 9º ano – D, ficou sabendo desta oficina naquela tarde, e decidiu que ia participar. “Eu queria vir logo pra essa atividade, e gostei muito”. A experiência, segundo o jovem, vai auxiliá-lo em seu desempenho escolar, e foi uma oportunidade de conhecer e vivenciar o apito enquanto ordem de comando na dinâmica da prática percussiva.

Valter Bonfim, do 9º ano – B, participou da oficina de Higiene Bucal. “Foi uma aula interessante, ressaltou a importância da escovação ser feita quatro vezes ao dia. Eu não costumava escovar assim, mas elas falaram que às 10h também precisa, por causa do lanche”, aprendeu o estudante. A aluna Maria Luiza Santana, do 8º ano – C, disse já ter sido vítima de racismo, tema também abordado pela Gedef/Sedes na tarde desta quarta-feira, e aprendeu sobre o bullying. “Aprendi que não é bom a gente se achar superior ao outro, e que todos somos iguais”, observou.

Maroni Lima Correia, professor da Sejuv, parabenizou a gestão pelo comprometimento de cada secretaria com a realização do trabalho do GTC-PPAC, e avaliou como positivo o saldo da atividade. “Hoje pela manhã estivemos na Denise Tavares e foi um sucesso, e agora à tarde estamos aqui na Anísio Teixeira. E é visível a importância desse trabalho pelo sorriso que eu vejo das crianças”, observou. A equipe de esportes conversou com a garotada sobre a importância dos estudos aliada à prática esportiva.

O GTC-PPAC leva às escolas do ensino fundamental, todas as quartas-feiras, oficinas realizadas por funcionários das diversas pastas que compõem o Poder Executivo Municipal, membros do grupo de trabalho. A próxima atividade está prevista para acontecer em 8/6, na Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, em horário a definir.

Foto: Jean Victor


Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga