Os Agentes Comunitários de Saúde ocuparam o plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (01/06), para celebrar os 30 anos de criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). A Sessão Especial foi realizada pelo Legislativo a partir de uma iniciativa do vereador Tagner (PT) e contou com diversas palestras de representantes da categoria.
Diversos representantes dos agentes comunitários estiveram presentes na sessão para falar sobre a história do PACS e a importância do agente comunitário. A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ilda Angélica dos Santos Correia, falou sobre a luta dos agentes pela garantia de seus direitos. “são profissionais diferenciados, pois além da assistência à saúde, trabalhamos com assistência social, ambiental, educacional, entre outras questões que lidamos diariamente”, pontuou.
A sessão contou ainda com um vídeo produzido com depoimentos dos agentes comunitários sobre o seu trabalho e a ajuda que dão para as comunidades. A solenidade contou com a entrega de placas de homenagem pelos 30 anos do PACS para autoridades e ex-presidentes das associações dos agentes comunitários.
Entre os vereadores presentes na sessão estavam o vice-presidente, Dilson Magalhães Jr. (PSDB), Dentinho do Sindicato (PT), Gilvan Souza (PSDB), Vavau (PSB), Jamelão (Cidadania) e Manoel Filho (PDT). Estiveram presentes ainda o secretário de Saúde do município, Elias Natan, e o vice-prefeito, José Tude.
A categoria dos agentes comunitários tem origem nos anos 70. Em 1987 foi implantada oficialmente pelo estado do Ceará, antes mesmo da criação do SUS pela Constituição Federal Brasileira. A partir de 1991, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com as secretarias estaduais e municipais, institucionalizou o Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde (PNACS), que se tornou no ano seguinte o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Em 1997, o MS editou uma portaria definindo as funções do Agente Comunitário de Saúde, que passou a ser considerada uma profissão com a Lei nº 10.507, exigindo no mínimo o Ensino Fundamental para a contratação dos novos agentes. Em Camaçari, a atuação dos ACS começou em 1992, sendo efetivados em 2007 respeitando a Emenda Constitucional 51, regulamentada pela Lei Federal 11.350/2006 e pela Lei Municipal 779/2007.
www.cmcamacari.ba.gov.br
ascom.cmcamacari@gmail.com
+ 55 71 3621-6150
Acesse nosso Flickr: http://www.flickr.com/photos/
Nos siga no Twitter: http://twitter.com/