» » GTC do PPAC promove formação em Libras para rede de proteção de Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33

O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) promove formação básica em Língua Brasileira de Sinais - Libras para a rede de proteção de Camaçari. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com o Núcleo de Formadores da Escuta Especializada e a Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). 


A abertura da formação será no dia 7 de julho, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), das 8h30 às 12h. No mesmo dia, pela tarde, a atividade tem continuidade a partir das 13h30, no auditório do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), na Rua Francisco Drumond, no Centro, local onde ocorrerão os demais encontros, que seguem até 11/8, sempre às quintas-feiras, das 8h às 17h, perfazendo um total de 60 horas/aula. Certificada, a iniciativa visa garantir aos cidadãos surdos e deficientes auditivos, o direito à prestação de declarações em formato adaptado.

Para tanto, a capacitação em Libras será um aspecto da formação. Na oportunidade, a rede trabalhará especificidades da aplicação da Lei da Escuta Especializada para surdos e demais cidadãos com deficiência auditiva. A iniciativa tem como público-alvo servidores que integram a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente em Camaçari, e que realizam a Escuta Especializada no município, além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar.

Com 30 vagas destinadas exclusivamente aos profissionais da rede de proteção de Camaçari, e com outra turma de tamanho similar já fechada, a formação inicial de Libras é totalmente gratuita. Atuarão como facilitadoras, a pedagoga e especialista em Educação Inclusiva e também certificada pela Childhood Brasil, a professora Nadja Basílio, e a tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, professora Kleide Moraes.

O curso tem por base a Lei nº 13.431, popularmente conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida, de 4 de abril de 2017. O ordenamento estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.


Foto: Divulgação

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga