» » PF deflagra na Bahia terceira fase de operação contra fraudes no INSS

A operação é a continuidade das investigações que levaram, em junho de 2021, às prisões de duas pessoas em flagrante.

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (NUINT-BA/MPT) do Ministério do Trabalho e da Previdência, a terceira fase da Operação Heterônimo, que investiga fraudes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia.  A ação cumpre, nesta quarta-feira (24), três mandados de prisão preventiva nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila. 

A operação é a continuidade das investigações que levaram, em junho de 2021, às prisões de duas pessoas em flagrante Na ocasião, elas foram presas no interior de uma agência bancária de Salvador, a ação impediu o saque de cerca de R$ 30 mil que seria referente a um benefício do INSS fraudulento. 

A operação foi responsável ainda por três mandados de busca e apreensão, cumpridos nos meses de setembro de 2021 (Operação Heterônimo - Fase I) e dezembro de 2021 (Operação Heterônimo - Fase II), corroborando os indícios de autoria e materialidade em desfavor dos investigados. 

As investigações apontaram que os fraudadores têm por modus operandi a criação de segurados fictícios, mediante documentação falsa, e posteriormente arregimentação de idosos para funcionarem como dublês no INSS/Bancos. 
 
Os envolvidos poderão responder por diversos como associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.Por: Metro1


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga