» » » » » » » Camaçari é 1º município baiano a adquirir dispositivo de visão artificial

Siga-nos no instagram @tvconexao33


A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), adquiriu o dispositivo OrCam MyEye, um aparelho portátil de visão artificial que permite que pessoas com deficiência visual compreendam textos, e identifiquem rostos e objetos. O município é o primeiro da Bahia a fazer a compra do dispositivo, atendendo a política da gestão em ampliar e promover a acessibilidade, especialmente, para pessoas com deficiência (PcDs).


O equipamento foi destinado ao servidor efetivo Gleidson Santos, que atua na Biblioteca Jorge Amado. A titular da Secult, Márcia Tude, explicou que a aquisição foi feita através de processo licitatório. “Possível graças à sensibilidade do prefeito Elinaldo Araújo, esta iniciativa permitirá que, através da tecnologia, Gleidson tenha mais autonomia e independência em sua atuação no trabalho, mas, principalmente, no dia a dia. Espero que o motive e dê a ele tranquilidade para caminhar nas ruas e fazer as atividades de um modo geral”, afirmou.


O OrCam possui uma câmera inteligente leve, de apenas 22,5 gramas, e tem sete funções, totalmente off-lines: leitura em português, inglês e espanhol em qualquer superfície; reconhecimento de pessoas, sendo possível gravar até 150 rostos; de horas e data; de cores; de reais, dólares e euros; de embalagens, com a possibilidade de armazenamento para 180 produtos; e leitura de 2,5 milhões de códigos de barras.


Assistente administrativo desde 2006, Gleidson afirmou que este é um momento de muita felicidade. “Uma grande satisfação, que me permitirá interagir melhor com as pessoas e facilitará o meu dia a dia. Também colocarei o aparelho à disposição de outros deficientes visuais que queiram fazer leituras e outras atividades”, destacou.








Para que o servidor pudesse aprender a utilizar o aparelho, a gerente nacional da OrCam, Ivy Levy David, realizou um treinamento, explicando todas as funções e possibilidades de configuração do dispositivo. “Utilizamos tecnologia de inteligência israelense, que permite, por exemplo, aumentar ou diminuir a quantidade de palavras por minutos, adiantar ou voltar a leitura, ajustar o volume, dentre muitas outras configurações para que o usuário melhor se adéque. Os benefícios trazidos para os deficientes visuais são incríveis”, ressaltou.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga