» » » » Em breve: brasileiros poderão transferir dinheiro para mais de 60 países via pix

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Uma boa notícia para quem costuma fazer viagens internacionais. Em breve será lançado o novo ‘Pix internacional’, que vai permitir transferências de valores entre mais de 60 países.

O sistema, que já está em fase de testes, se chama Nexus e permitirá o gasto de dinheiro no exterior sem a necessidade de ter cartão de crédito internacional. Com o novo "Pix internacional", será possível também pagar hospedagem em outros países com transferência instantânea ou pagar o valor da encomenda que você pediu para seu amigo que mora fora do país te enviar pelos Correios.

O Nexus está sendo desenvolvido dentro do hub de inovação do Bank Of International Settlements (BIS), que é popularmente conhecido como “o banco central dos bancos centrais”, e possui sua sede em Basiléia, na Suíça.

O objetivo do novo sistema é integrar todos os países que já contam com algum sistema instantâneo de pagamento e transferência, como o Pix. Atualmente, os testes são realizados na Malásia, Cingapura e Zona do Euro, por meio do Banco da Itália. O Brasil, por enquanto, participa apenas como observador.

PIX
Em novembro de 2021, o então presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto anunciou que o órgão trabalha para permitir que o Pix seja usado em operações sem acesso à internet e em transações internacionais.

As novidades não têm data para entrarem em vigor, uma vez que dependem de desenvolvimentos tecnológicos.

O Pix foi lançado pelo BC em 16 de novembro de 2020. Dados do Banco Central indicam que a quantidade de chaves Pix cadastradas chegou a 478,3 milhões até 31 de julho de 2022. O número é mais que o dobro da população brasileira, com 214,9 milhões.

Do total de chaves cadastradas, 457,4 milhões são de pessoas físicas, enquanto 20,9 milhões de chaves correspondem a pessoas jurídicas. Segundo o BC, o Pix movimentou R$ 933,5 bilhões em julho e a quantidade de transações chegou a 2,1 bilhões.

Em março, o BIS divulgou um estudo em que elogia o BC pela criação do Pix. Segundo o relatório, o Pix é um exemplo de como os bancos centrais do mundo podem apoiar a interoperabilidade e a concorrência. 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga