Siga-nos no instagram @tvconexao33
Bicampeão da Indy e multimedalhista paralímpico já precisou deixar casa por incêndio que atrapalhou recuperação de acidente.
O ex-piloto de Fórmula 1, Alessandro Zanardi, recebeu alta do Hospital San Bortolo, em Vicenza, na Itália. O bicampeão da Indy foi internado por conta de um incêndio que atingiu o equipamento que auxiliava seu atendimento domiciliar, na recuperação de seu acidente em uma bicicleta adaptada, que aconteceu em 2020.
O campeão havia completado a primeira parte de seu tratamento no centro hiperbárico de Ravenna, uma comuna na Itália, e retornou para uma nova internação após um incêndio em sua casa, que atingiu os painéis fotovoltaicos. Os danos nos equipamentos — que são necessários para o atendimento domiciliar — foram irreparáveis
Em junho de 2020, Zanardi sofreu um grave acidente enquanto andava em sua handbike e foi atingido por um caminhão. Ele foi retirado do local de helicóptero e ficou internado no hospital por cerca de um ano e meio, passando por diversas cirurgias no rosto e sendo monitorado por aparelhos médicos,Mais de seis meses, em 2021, depois de se ferir gravemente em um acidente sofrido durante uma prova de ciclismo adaptado, o ex-piloto de Fórmula 1 e estrela do esporte paralímpico começou a dar sinais de que conseguiria se recuperar.
Segundo a neurologista Federica Alemanno, do hospital San Raffaele, em Milão, o atleta falou suas primeiras palavras durante um processo de cirurgia cerebral.
"Foi uma grande emoção quando ele começou a falar, ninguém acreditou. Ele estava lá e se comunicou com sua família", disse a médica ao jornal Corriere della Sera, confirmando que a cirurgia foi realizada com Zanardi acordado, para testar e preservar as funções cerebrais dele.Em dezembro de 2020, o mesmo jornal garantiu que o ex-piloto foi capaz de responder aos médicos e sua esposa Daniella com gestos com as mãos, levantando o polegar para dizer O.K., enquanto também cumprimentava com um aperto de mão quando solicitado.De acordo com a publicação, ele ainda não consegue falar, pois o orifício em sua traqueia está sendo mantido aberto por precaução. Porém, após cinco operações no cérebro, ele recuperou a visão, algo que era encarado como quase impossível.Alessandro Zanardi é um verdadeiro herói na Itália. Bicampeão da Indy e quatro vezes medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos, ele é sinônimo de perseverança e luta.
Em 1992, o piloto italiano esteve na Minardi, com o tradicional #23. Na foto, ele aparece no GP da Hungria.Muita gente se esquece de que o piloto passou pela italiana Minardi,Mais um ano, mais uma equipe: na foto, Zanardi no GP da França de 1993, pela Lotus.Em 1994, Zanardi fez apenas 10 das 16 provas do campeonato pela Lotus. Ele esteve no GP do Japão com o companheiro Mika Salo,Zanardi também sofreu um grave acidente em 1993 no GP da Bélgica de F1Já na Formula Indy, eis aí a bandeira quadriculada para Zanardi em Cleveland: naquele momento do ano, era a terceira vitória seguida e a quinta na temporada 1998
A apresentação em Laguna Seca em 1998 é vista como uma das maiores da carreira na Indy. Foi a primeira vitória naquela temporada na terceira corrida do ano.No oval de Nazareth, pista da família Andretti, Zanardi terminou em segundo, logo atrás do companheiro Jimmy Vasser,Zanardi para nos boxes durante o GP de Detroit de 1998. O italiano venceu a corridaO italiano em ação durante o GP de Portland de 1998. Adivinha o resultado.
Zanardi já corria a etapa final em Laguna Seca com o título da temporada 1998 nas mãos.
Mais uma vez dominantes: Zanardi se torna bicampeão da Indy com a ajuda de Vasser em 1998. Na foto eles comemoram as 500 Milhas de Fontana, na Califórnia, com três provas de antecedência.A taça pelo campeonato espetacular em 1998 ao lado do chefe, Chip Ganassi,O sucesso nos EUA trouxe Zanardi de volta à F1 pelas mãos da Williams, seguindo os passos de Jacques Villeneuve. O italiano foi companheiro de Ralf Schumacher.Mas o italiano sofreu... E como sofreu naquele temporada.