» » ISSM participa de capacitação sobre compensação previdenciária


Representantes do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) participam do curso Comprev na Prática, promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem). A compensação previdenciária (COMPREV) consiste no acerto financeiro entre o Regime Geral de Previdência (RGPS) e os regimes Próprios de Previdência dos servidores da União, dos Estados e do Distrito Federal ou entre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), permitindo o equilíbrio de contas entre os Entes Federativos.

O curso foi bastante proveitoso, todas as questões operacionais do novo sistema COMPREV foram discutidas, esclarecidas e demonstradas na prática. A legislação sobre o tema foi comentada e as dúvidas foram dirimidas, sem contar a importante troca de experiência entre os participantes”, avalia a diretora de Previdência do ISSM, Doranei Dantas ao explicar que a compensação previdenciária, disciplinada pela Lei Federal nº 9.796/1999 e pelo Decreto nº 10.188/2021, é uma importante fonte de receita dos regimes previdenciários.


Com o novo sistema da Compensação Previdenciária, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações de Previdência, vêm ocorrendo diversas mudanças operacionais, muitos módulos ainda estão em desenvolvimento. O sistema proporciona rapidez e eficiência na operacionalização da compensação previdenciária, inclusive a compensação entre os regimes próprios, o que antes somente seria possível entre o regime geral”, ressalta a diretora.

Para o servidor Ariosvaldo Xavier, que atua na área de Compensação, o curso foi bastante útil. “Os conhecimentos adquiridos no treinamento vão impactar no trâmite dos processos de aposentadoria e pensão, desde sua entrada na recepção até a homologação do Tribunal de Contas. A planilha de pagamento entre RPPS, disponibilizada durante o treinamento, me chamou a atenção. Ficou bem mais fácil com a nova calculadora do próprio sistema”, avalia.

O curso Comprev na Prática aconteceu nos dias 15 e 16/9, em Salvador. Também participaram do treinamento os servidores Luiz Santiago e Bárbara Garcia.


Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga