» » » » » População de Parafuso celebra 7 de Setembro com retomada do tradicional desfile cívico

Siga-nos no instagram @tvconexao33



Conforme a tradição, as celebrações cívicas do Dia da Independência do Brasil se estenderam para a comunidade de Parafuso, pela tarde, onde a população aguardava ansiosa pelo retorno do desfile neste 7 de setembro. A comemoração foi coroada em grande estilo, com a participação de cerca de 750 estudantes de cinco escolas da Rede Pública Municipal de Camaçari. Além das performances dos alunos, que levaram mensagens de paz, de valorização da diversidade, de cuidado com o meio ambiente e de tributo aos profissionais de diversas áreas para a avenida, a presença de grupos culturais e de instituições convidadas abrilhantaram ainda mais o evento.
 
A secretária da Educação, Neurilene Martins, manifestou seu contentamento com a animação do público e dos participantes. “É um dia inteiro de celebração, o que faz todo sentido, pois temos muito a celebrar. Nessa tarde, junto com a população de Parafuso, coroamos a nossa festa com mais uma mostra da nossa gratidão pela vida. Estamos reimaginando um futuro, e o que vislumbramos é muito bonito, pois esse quadro é composto pelas nossas esperanças. Comemorar esse 7 de Setembro já é uma dessas esperanças que alimentamos tempos atrás e que hoje se concretiza”, descreveu.

Entre os estudantes, a satisfação também era evidente. Aluna da Escola Municipal Santo Antônio de Machadinho, Luara Sthefany de Jesus, 13 anos, se caracterizou de índia e, junto com seus colegas, homenagearam as origens dos povos brasileiros, exaltando a diversidade que caracteriza a sociedade atualmente. “Temos que valorizar nossos antepassados, lembrar de onde viemos, para olhar para o futuro e para o nosso próximo com mais empatia e mais amor. Essa é a principal mensagem que estamos levando para o público hoje”, declarou. Rebeca Oliveira, 15 anos, aluna da Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana, também destacou o quanto a ausência do desfile foi sentida nos últimos dois anos. “Fez muita falta. É uma honra participar”.

O retorno do desfile também foi comemorado pelos moradores de Parafuso, como é o caso de Wellington Gonçalves, 55 anos, que assistiu a passagem dos pelotões temáticos ao lado da esposa, da filha e do genro. “Fazia muita falta. Estamos felizes com o retorno do desfile, por isso viemos juntos, como costumávamos fazer. Tudo que vemos aqui nos enche de orgulho de ser brasileiro, de ser quem somos”, avaliou.

Além da participação de alunos, o evento, que é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), também foi abrilhantado por pelotões do Tiro de Guerra, Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, Juizado de Menores, Defesa Civil, Bandas Marciais e Fanfarras, entre outras alas que agregaram beleza e animação ao desfile.







«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga