» » » » » “Quem chega não quer mais sair”, moradores falam do orgulho de morar em Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Em 264 anos, Camaçari conquistou o coração de milhares de pessoas. Como uma verdadeira cidade majestosa, acolheu trabalhadores, jovens, crianças, operários, empreendedores e também recebeu de forma carinhosa, aqueles que fizeram uma singela visita, seja nas comunidades da sede ou na costa do município. Nesta quarta-feira (28/9), data na qual se celebra a emancipação política da cidade, milhares de moradores marcaram presença na Avenida 28 de Setembro para prestigiar o tradicional Desfile Cívico e falaram sobre o orgulho de morar na cidade, e afirmaram que quem chega, não quer mais sair.

Ivania Cesário, 35 anos, nasceu na cidade de Sobradinho, na Bahia, e chegou a Camaçari ainda na infância, quando tinha apenas três anos. A jovem, mãe de dois filhos, uma garota de 1 ano e 9 meses, e um garoto de 8 anos, relatou que seus pais vieram para o município para trabalhar, gostaram da cidade e trouxeram toda a família para continuar construindo a sua trajetória de vida no município. Juntos, seus genitores completaram 45 anos de vivência em Camaçari, lugar onde puderam ganhar sua renda, constituir família, e acompanhar o crescimento econômico, de infraestrutura e modernização da cidade.

Ao relembrar a sua história e relação com a cidade, Ivania se emociona, pois foi aqui que ela deu início aos seus primeiros passos. “Camaçari é o futuro dos meus filhos. É aqui que eu quero terminar de criá-los, é aqui que meu esposo conseguiu emprego e comprou a nossa casa no Parque Verde II. Camaçari é uma cidade que cresceu muito. Minha mãe mora até hoje no Phoc I, então pudemos observar o crescimento do bairro. Chegamos aqui com pouca coisa e criamos raízes onde crescemos”, compartilhou.

Esse é o quinto desfile realizado pela Prefeitura de Camaçari, no qual promove um momento oportuno para a população reencontrar amigos, celebrar um novo ciclo que se inicia na cidade, assistir apresentações culturais, esportivas, militares e das escolas. Além disso, também proporciona o fortalecimento da economia, através do comércio formal e informal, este último, conquistando renda extra para auxiliar na manutenção familiar. Segundo o 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a expectativa é que cerca de 15 mil pessoas circulem pela avenida.

A camaçariense Jaciara Souza, 43 anos, é moradora do bairro Gravatá e colaboradora de uma Organização Não Governamental, a ONG Vidas. A cidadã trouxe a irmã, Mabel Souza Santana, 47 anos, e sua filha, Mabely Souza, 7 anos, para ver as apresentações culturais e das escolas. Enquanto munícipe, ela se orgulha da cidade a qual nasceu. “Para mim é uma honra estar aqui mais uma vez, homenageando Camaçari. Como camaçariense, fico muito feliz por ter a oportunidade de trazer a minha filha para assistir pela primeira vez. Quando eu era pequena, desfilei várias vezes e hoje posso mostrá-la a importância de ser uma cidadã daqui e comemorar o aniversário de 264 anos da cidade. Eu amo a minha cidade, e para mim é um prazer ter nascido aqui e ter tido a minha filha nesta cidade”, comentou.

Já a sua irmã, Mabel Souza, nasceu em Tanquinho (BA) e mora há 45 anos na cidade, veio para cá aos 2 anos. “Meus pais me trouxeram para cá, minha avó já morava aqui e ela gostou da cidade, e influenciou a minha mãe para que ela pudesse vir para cá também. Me sinto camaçariense, pois estou aqui desde a infância, acompanhei várias etapas do seu crescimento. Onde nós plantamos, nós precisamos frutificar. É uma cidade maravilhosa!”, elogiou.  

O engenheiro de automação e morador do Inocoop, André Ricardo, 41 anos, veio sozinho para prestigiar sua filha desfilar. A garota de apenas 9 anos, faz parte do ballet da Cidade do Saber. Ricardo, é natural da cidade de Serra Talhada, em Pernambuco (PE), mas reside em Camaçari desde a infância. Seus pais são exemplos de cidadãos que vieram para fazer parte do corpo de colaboradores do Polo Petroquímico. Ele relata, que “a cidade [Camaçari] era muito pequena, o Centro se resumia há cinco, seis lojas e dois supermercados. A cidade veio crescendo, se desenvolvendo, assim como a gente. Ainda nessa mesma avenida, eu desfilei há 30 anos e não tinha essa estrutura e vivência que tem hoje. A cidade por si só se desenvolveu e ficou potente economicamente. Hoje fico muito comovido ao perceber que a cidade está mudando cada vez mais”, compartilhou.

Camaçari é conhecida como uma cidade industrial, porém, também carrega as suas vastas belezas naturais, com os 42 quilômetros de praia, que tem se modernizado cada vez mais em diversas áreas. Nos últimos anos, conquistou importantes obras, que impulsionaram a mobilidade urbana, a educação, saúde e potencializaram a cultura e turismo do município.











«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga