» » » » » STT promove palestra para equipe do transporte escolar municipal

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari realizou, na manhã desta segunda-feira (19/9), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), uma palestra educativa para motoristas e monitores do transporte escolar municipal.


Com base no tema nacional Juntos Salvamos Vidas, a autarquia elaborou o Programa Trânsito 360⁰, com o objetivo de, através de programação diversificada, alcançar, não só os atores do trânsito (motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas), mas todos os públicos dos mais diferenciados setores e espaços da sociedade, inclusive, frequentadores de igrejas católica e evangélica, centros espíritas e terreiros de candomblé.


A assessora técnica chefe, Bárbara Issa, que representava o diretor-superintendente, coronel Alfredo Castro, explicou que a ideia da palestra educativa com motoristas e monitores surgiu a partir de observações feitas durante visita da equipe em algumas instituições. “Notamos motoristas parando em local inadequado, crianças atravessando em qualquer lugar da via, inclusive alguns correndo atrás do transporte escolar, além da falta de disciplina ao saírem da instituição e adentrarem nos veículos”, comentou a profissional ao lembrar que os estudantes também passaram por atividades educativas durante esta semana.


Os agentes de trânsito, Laís Santana e Jadiel Silva, palestraram sobre a nova sinalização implantada em ruas que ficam no entorno de escolas do município, e que faz parte do projeto Zona 30, explicando que “consiste em um local de trânsito mais calmo”. Na ocasião, os participantes também ouviram sobre noções básicas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e cuidados que se deve ter durante o embarque e desembarque dos alunos no trajeto casa – escola – casa.


Presente no encontro, o responsável pela Coordenação Municipal de Transporte Escolar, órgão vinculado à Secretaria da Educação (Seduc), Vagner Fiuza, comentou que a administração pública é responsável pelo transporte diário de cerca de 15 mil alunos, distribuídos em mais de 100 ônibus. O coordenador falou da importância da ação, pontuando que, “a gente entende, que esta iniciativa da STT demonstra sensibilidade e preocupação com nossos munícipes. Ações como esta, se revertem em benefício para toda a população, pois promove um trânsito mais seguro, principalmente nas áreas escolares”.


Vagner também comentou sobre as atividades que a própria Seduc promove com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço do transporte escolar na sede, costa e zona rural. “Estas melhorias não passam somente pela ampliação da oferta, mas tem relação também com as mudanças de rotas, visando diminuir o tempo do aluno dentro do ônibus; em parceria com o setor de matrículas, propomos realocações de alunos para escolas mais próximas de suas residências; além da tomada de outras medidas, sempre visando o bem-estar de todos”.


Com 52 anos de vida, destes, 30 trabalhando atrás de um volante, o motorista João Nascimento prestava muita atenção em cada instrução e orientação passada pelos agentes da STT. Ele, que trabalha com transporte escolar há menos de um ano, falou da satisfação de participar do encontro, classificando como “tudo maravilhoso” e comentou que “hoje quero levar conhecimento, para exercer ainda melhor minha profissão. O que aprendi aqui, vou passar para os colegas”.


A monitora Jocivania dos Santos, que trabalha desde fevereiro deste ano no transporte escolar municipal, disse que estava se sentindo bem informada durante a palestra, e destacou que, “sobre algumas coisas que ouvi aqui, eu já procuro orientar os alunos. Esta é uma oportunidade que eu aproveito para melhorar ainda mais minha atividade”. Quando perguntada sobre qual deve ser a principal característica dos monitores e motoristas do transporte escolar, ela falou de sua experiência, “eu sempre procuro manter diálogo aberto e ter muita paciência, demonstrando que o que a gente quer para cada um, é que eles se sintam confortáveis e seguros”.


As palestras educativas, voltadas para motoristas e monitores do transporte escolar municipal, continuam na próxima quarta-feira (21/9). Em Monte Gordo, as atividades acontecem às 9h, na Escola Municipal Amélia Rodrigues, e devem contemplar profissionais da região, além dos de Barra do Pojuca e Barra do Jacuípe; e às 14h, no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, para profissionais da localidade, incluindo também, Catu de Abrantes, Arembepe, Cordoaria e Cajazeiras de Abrantes. 














«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga